Diario de Pernambuco
Busca

Cultura

Parque da Jaqueira recebe passeio noturno sobre lendas do bairro

Publicado em: 17/06/2019 14:35 | Atualizado em: 17/06/2019 14:55

Foto: Daniel Tavares/Divulgação

O Parque da Jaqueira será palco, nesta quarta-feira (19), da primeira edição do projeto Lendas e Assombrações na Jaqueira. O espetáculo é uma esquete teatral que será apresentada durante uma caminhada pelo parque no período noturno. Gratuita, a atividade será realizada às 20h30, com saída do Econúcleo.

O elenco é formado pela equipe de arte-educação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A ação busca estimular a educação ambiental através dos mitos e lendas que habitam o imaginário do povo pernambucano, utilizando as árvores do Parque da Jaqueira como cenário, bem como as lendas e as histórias do lugar.

O Velho do Candeeiro, fantasma de um trabalhador do Sítio da Jaqueira (nome antigo da localidade onde atualmente é o Parque), interpretado pelo poeta Felipe Junior, guiará o público durante o espetáculo. Através da linguagem de cordel e expressões pernambucanas, o Velho do Candeeiro fará a apresentação dos personagens, das histórias e do parque.

Curiosidade
Uma Rua inteira Mal-Assombrada 
Segundo “Assombrações do Recife Velho”, do escritor Gilberto Freyre, a antiga Avenida Malaquias, que margeava o terreno atual do Parque da Jaqueira, tinha fama de mal-assombrada. Era uma rua repleta de velhas jaqueiras e mangueiras e que, ao cair da noite, parecia um resto de mata. Mais de um homem, de acordo com a lenda, teria sido assassinado na rua no período noturno. Eram comuns também os vultos brancos embaixo de suas árvores, bichos e vozes estranhas. Uma delas teria pedido para um transeunte “Não me deixes no escuro!”, em alusão a não apagar o seu lampião enquanto transitava na rua.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL