Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

IPEM

Balanças utilizadas na feira e no mercado de Casa Amarela são fiscalizadas

Publicado em: 07/06/2019 18:07 | Atualizado em: 07/06/2019 18:14

Foto: Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/Divulgação.
O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), realizou, na manhã desta sexta-feira (7), uma fiscalização de balanças no mercado público e na feira de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. De janeiro a maio deste ano, mais de 21 mil balanças em todo o estado foram inspecionadas.

A ação teve o objetivo de garantir que os instrumentos estivessem marcando o peso corretamente. Durante a ação os técnicos do Ipem realizaram os ensaios de medição de acordo com os padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e verificaram as características gerais dos instrumentos. Ao todo, 24 balanças foram inspecionadas.

De acordo com a secretária-executiva de Justiça e Direito do Consumidor, Mariana Pontual, a operação integra o calendário de fiscalizações do Ipem. "É uma ação de rotina, mas de grande relevância para o consumidor e para os próprios comerciantes, pois evita que ambos sejam prejudicados na relação do consumo", explica.

Caso o consumidor desconfie ou encontre irregularidades em balanças, ele pode fazer a denúncia ao Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco, por meio da Ouvidoria, pelo número 0800-081-1526.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
João e os 50 anos de colunismo social
Comerciantes e moradores da várzea pedem por saneamento básico
Saúde bucal na adolescência
Primeira Pessoa com Wladimir Reis
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco