Diario de Pernambuco
Busca

Estacionamento

Aplicativo da Zona Azul Digital do Recife pode ser baixado a partir desta terça

Publicado em: 20/06/2019 11:41 | Atualizado em: 20/06/2019 11:46

Atualmente, a capital pernambucana tem 3,2 mil vagas de Zona Azul. Foto: Shilton Araujo/Esp. DP.
O aplicativo para a compra de bilhetes da Zona Azul Digital do Recife, sistema que entre em vigor em 1º de julho, poderá ser baixado em celulares com sistemas iOs ou Android a partir desta terça-feira (25). Com a digitalização do sistema de pagamento do Zona Azul na capital pernambucana, motocicletas também passarão a ser cobradas pelo estacionamento nas vias públicas.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Geraldo Julio, todos os tipos de veículos passarão a ser cobrados. Os condutores comprarão os bilhetes pelo aplicativo de celular, por meio de cartões de crédito e débito, ou em pontos de revenda existentes na cidade. As folhas impressas perdem o efeito no próximo dia 30. 

Até então, o condutor comprava uma folha impressa e deixava no painel do veículo, o que dificultava a inclusão das motocicletas no serviço. Agora, o usuário deverá baixar o aplicativo pelo smartphone e se cadastrar. Cada usuário poderá incluir até três placas de veículos. Para ativar o cartão, o usuário deverá abrir o aplicativo, escolher a placa do veículo e clicar no botão “ativar”.

Aplicativo poderá ser baixado a partir do dia 25. Foto: CTTU/Reprodução.
Os condutores que precisarem trocar as folhas impressas por cartões digitais poderão efetuar a permuta presencialmente, entre 1º de julho e 1º de agosto deste ano, na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Atualmente, a capital pernambucana tem 3,2 mil vagas de Zona Azul, sendo 73% de duas horas; 23% de cinco horas; 2% para deficientes e 2% para idosos. Mensalmente, no esquema atual, são comercializadas 220 mil folhas impressas. A empresa pernambucana Serttel, localizada no Polo Tecnológico do Porto Digital, ganhou o pregão eletrônico para gerir o sistema por um ano.

Do valor comercializado, 7% fica com a empresa e 93% vai para a Prefeitura do Recife. Os cartões digitais serão vendidos pelo mesmo preço atual, R$ 3. Com a mudança, a administração municipal elimina o custo de impressão das folhas, que era de R$ 30 mil por mês. 

O cartão digital também poderá ser comprado em pontos fixos, que aceitarão pagamentos em dinheiro, além de cartão de débito e crédito. Depois de efetuar o pagamento, será feita a ativação do cartão e emitido um comprovante impresso. A renovação das vagas poderá ser feita apenas uma vez. Para quem fizer a compra pelo aplicativo, haverá a possibilidade de trocar o cartão com 15 minutos de antecedência. Já os clientes dos pontos fixos precisarão se deslocar até os locais de revenda.

A ideia é que a renovação por apenas uma vez permita a rotatividade no uso das vagas. Os limites de permanência nas vagas continuam os mesmos, duas horas e cinco horas. Caso a pessoa tenha excedido o limite e já tenha usdo a segunda ativação do dia, precisará esperar 15 minutos e trocar de vaga para poder estacionar novamente.

Idosos

Os idosos, que atualmente têm direito a 20 folhas de Zona Azul por mês, poderão receber a mesma quantidade de cartões digitais na sede da CTTU. Para isso, precisarão apresentar o documento de credencial de estacionamento emitido pela autarquia. Quem preferir adquirir pelo aplicativo, receberá um código de gratuidade para carregamento de cartões no app. Os cartões digitais serão fornecidos para apenas uma placa, cadastrada previamente pelo usuário com 60 anos ou mais.

Fiscalização

A fiscalização será feita pelos agentes de trânsito por meio de equipamentos digitais. Os agentes poderão consultar a placa do carro pela própria câmera dos smartphones e, em caso de irregularidade, gerar a autuação. A fiscalização utilizará ainda um veículo equipado com câmeras com a tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). O carro, com seis câmeras, passará pelas ruas e fará uma varredura dos veículos estacionados dos dois lados da via onde ele estiver passando. Apenas as irregularidades serão apontadas pelo veículo. Para gerar uma multa, o agente de trânsito que estiver na viatura deve descer e verificar se a infração apontada pelo carro existe.

Corporativo

Empresas instaladas no Recife poderão criar perfis corporativos dentro do aplicativo para fornecer cartões digitais de Zona Azul para os funcionários. Nesse caso, cada funcionário receberá um login e uma senha, assim como um limite de cartões par usar no mês. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL