Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

AMAMENTAÇÃO

Semana Nacional de Doação de Leite Humano terá ações no Hospital das Clínicas

Publicado em: 20/05/2019 17:39 | Atualizado em: 20/05/2019 17:44

Ações são direcionadas às mães atendidas pela Maternidade atendidas pelo HC e ao público geral. Foto: Peu Ricardo/DP.
O Hospital das Clínicas da UFPE promoverá uma série de ações relacionadas à Semana Nacional de Doação de Leite Humano promovidas pelos profissionais do Banco de Leite da unidade, a partir desta terça (21). As ações são direcionadas tanto às mães atendidas pela Maternidade do HC quanto ao público geral. O objetivo é disseminar informações e sensibilizar as pessoas para a questão da doação de leite humano. O HC-UFPE é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Semana Nacional de Doação de Leite Humano foi instituída em dezembro de 2015, com a lei nº 13.227, que criou o Dia Nacional (19 de maio) e a Semana, a ser comemorada no período que incluir o Dia Nacional - neste ano, por exemplo, vai começou no domingo (19) e segue até o sábado (25).

A primeira das ações será uma roda de conversa nesta terça (21), às 10h, na própria Maternidade do hospital. A roda de conversa será liderada pela psicóloga Caroline Walzertudes, focando o tema “Como enfrentar os desafios da amamentação” e sendo aberta também à participação de doadoras, gestantes e integrantes da comunidade hospitalar e acadêmica do HC. No dia seguinte, ocorrerá a entrega individual de certificados para as doadoras de leite humano do HC.

A quinta-feira (23) será marcada pela distribuição de folders sobre a doação de leite humano no hall da portaria 4 do HC, às 7h. Com o tema “Como posso ser doadora?”, o momento contará com parte da equipe do Banco de Leite presente para tirar possíveis dúvidas do público geral do hospital sobre o tópico. 

Finalizando a programação, na sexta-feira (24), ocorrerá a roda de conversa “Organização das atividades de vida diária após o nascimento do recém-nascido” com as terapeutas ocupacionais Jamylle Silva e Marília de Arruda, que discorrerão sobre a organização das atividades desse público perante a nova rotina e as adversidades enfrentadas pelas mulheres que acabaram de ter filhos. A ação acontece às 10h na Maternidade do hospital.

"Os temas que elencamos para as interações com as mães, que são da comunidade do HC, são todos de relevância no dia a dia delas e visam prepará-las para esta fase de adaptação da melhor forma possível", explicou a enfermeira do Banco de Leite, Amanda Jacinto. "A gente parte do princípio de que, se a mulher tiver o nosso apoio e uma experiência positiva com o aleitamento materno, ela pode virar uma potencial doadora - e é por isso que as ações do Dia Nacional da Doação de Leite Humano no HC são tão focadas nas nossas puérperas e trabalhadoras", completou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Escolas particulares se antecipam e já organizam retorno das atividades mesmo sem data para retomada
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
É preciso tocar a vida e se safar deste problema, diz Bolsonaro sobre pandemia
Presa em Petrolina uma  das principais quadrilhas de assaltos a bancos e carros-fortes do NE
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco