Diario de Pernambuco
Busca

AMAMENTAÇÃO

Semana Nacional de Doação de Leite Humano terá ações no Hospital das Clínicas

Publicado em: 20/05/2019 17:39 | Atualizado em: 20/05/2019 17:44

Ações são direcionadas às mães atendidas pela Maternidade atendidas pelo HC e ao público geral. Foto: Peu Ricardo/DP.
O Hospital das Clínicas da UFPE promoverá uma série de ações relacionadas à Semana Nacional de Doação de Leite Humano promovidas pelos profissionais do Banco de Leite da unidade, a partir desta terça (21). As ações são direcionadas tanto às mães atendidas pela Maternidade do HC quanto ao público geral. O objetivo é disseminar informações e sensibilizar as pessoas para a questão da doação de leite humano. O HC-UFPE é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A Semana Nacional de Doação de Leite Humano foi instituída em dezembro de 2015, com a lei nº 13.227, que criou o Dia Nacional (19 de maio) e a Semana, a ser comemorada no período que incluir o Dia Nacional - neste ano, por exemplo, vai começou no domingo (19) e segue até o sábado (25).

A primeira das ações será uma roda de conversa nesta terça (21), às 10h, na própria Maternidade do hospital. A roda de conversa será liderada pela psicóloga Caroline Walzertudes, focando o tema “Como enfrentar os desafios da amamentação” e sendo aberta também à participação de doadoras, gestantes e integrantes da comunidade hospitalar e acadêmica do HC. No dia seguinte, ocorrerá a entrega individual de certificados para as doadoras de leite humano do HC.

A quinta-feira (23) será marcada pela distribuição de folders sobre a doação de leite humano no hall da portaria 4 do HC, às 7h. Com o tema “Como posso ser doadora?”, o momento contará com parte da equipe do Banco de Leite presente para tirar possíveis dúvidas do público geral do hospital sobre o tópico. 

Finalizando a programação, na sexta-feira (24), ocorrerá a roda de conversa “Organização das atividades de vida diária após o nascimento do recém-nascido” com as terapeutas ocupacionais Jamylle Silva e Marília de Arruda, que discorrerão sobre a organização das atividades desse público perante a nova rotina e as adversidades enfrentadas pelas mulheres que acabaram de ter filhos. A ação acontece às 10h na Maternidade do hospital.

"Os temas que elencamos para as interações com as mães, que são da comunidade do HC, são todos de relevância no dia a dia delas e visam prepará-las para esta fase de adaptação da melhor forma possível", explicou a enfermeira do Banco de Leite, Amanda Jacinto. "A gente parte do princípio de que, se a mulher tiver o nosso apoio e uma experiência positiva com o aleitamento materno, ela pode virar uma potencial doadora - e é por isso que as ações do Dia Nacional da Doação de Leite Humano no HC são tão focadas nas nossas puérperas e trabalhadoras", completou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL