Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital das Clínicas realiza palestra sobre doença inflamatórias intestinais

Publicado em: 14/05/2019 11:37 | Atualizado em: 14/05/2019 11:47

Crédito: Peu Ricardo/DP

Diarréia frequente, dor abdominal e sangramento retal são alguns dos sintomas comuns às duas doenças inflamatórias intestinais, Crohn e Retocolite Ulcerativa. De caráter crônico, essas doenças podem levar seus pacientes, em idade produtiva, a hospitalizações recorrentes e à incapacitação para o trabalho, impacto na qualidade de vida, social e psicológica.O mês de maio é de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce das DIIs. Nesta quarta-feira (15), acontece no Anfiteatro 2 do Hospital das Clínicas (UFPE), uma palestra sobre a temática.

O encontro começa às 9h e é organizado pelo serviço de DII do HC-UFPE. A Associação Brasileira de Colite e Doença de Crohn (ABCD) e outras 31 associações, médicas e de pacientes, de todo o mundo, realizam a campanha mundialmente para debater o tema. Para maiores informações sobre a palestra no HC, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (81) 99806-3410.

Doenças Inflamatórias Intestinais
As doenças inflamatórias intestinais, Crohn e Retocolite Ulcerativa, são sérias, têm caráter crônico e afetam homens e mulheres indistintamente. O diagnóstico acontece geralmente por volta dos 30 anos de idade. A origem das doenças não está totalmente definida. Sabe-se que pode haver predisposição genética e que o meio ambiente exerce papel importante em seu desencadeamento.

Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn
A retocolite ulcerativa caracteriza-se por inflamação e úlceras no revestimento do cólon ou intestino grosso.  Em média, as pessoas são diagnosticadas por volta dos 30 a 35 anos de idade, apesar de a doença ocorrer em qualquer idade. Já a doença de Crohn envolve todo o intestino, sendo que em cerca de 30% dos pacientes, o intestino fino (íleo) é a região mais afetada e, em 40 por cento, a região ileocecal.

Em ambas, os sintomas são semelhantes: dor abdominal, podendo haver hemorragia retal, diarreia, urgência para evacuar e aumento na frequência e dos movimentos intestinais. Estes sintomas tendem a aparecer e desaparecer e podem afetar o nível nutricional do paciente, pois a inflamação consome alguns nutrientes.  Estima-se que 25% dos pacientes podem ser submetidos a cirurgia em algum momento do curso da doença.

Serviço
Palestra de Conscientização sobre Doenças Inflamatórias Intestinais
Data: 15 de maio
Horário: 9h
Local: Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária
Inscrições: (81) 99806-3410
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL