Diario de Pernambuco
Busca

Cidadania

Festival Literário 'Acorda Escola' acontece nesta quinta-feira no Recife

Publicado em: 15/05/2019 21:00 | Atualizado em: 15/05/2019 21:04

Foto: Assanba/Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (16), a partir das 13h, acontecerá a quarta edição do Festival Literário Acorda Escola (FLAE) no Hall de atividades da Universidade Salgado de Oliveira - Campus Recife. O evento é organizado organizado pela Associação Santa Bárbara (Assanba) e tem como objetivo promover uma tarde com várias atividades lúdicas e educativas para diversos estudantes das redes de ensino pública e privada do Estado de Pernambuco. Este ano, o festival irá homenagear os cantores Nádia Maia, Nando Cordel, o artista plástico Guilherme Neto e o jornalista Samuel Calado, do Diario de Pernambuco. O evento é gratuito. 

Foto: Assanba/Divulgação

As atividades têm a intenção de enaltecer o protagonismo juvenil entre os jovens. Prova disso é que no decorrer do dia os alunos irão realizar diversas apresentações culturais no espaço. Segundo o presidente da Assanba, Kaio Ferreira, o evento vai muito mais além do que uma premiação. "Quero trazer inspiração para os alunos continuarem nas escolas. Eles verão exemplos de vidas que os levarão a acreditar que são capazes de fazer a diferença em qualquer lugar que forem", conta o idealizador do evento e também presidente da Assanba. A expectativa é reunir cerca de 600 estudantes vindo de seis escolas diferentes da Região Metropolitana do Recife.

Foto: Assanba/Divulgação

Durante os quatro anos de atividade, o FLAE já homenageou vários nomes consagrados na cultura pernambucana, a exemplo do escritor Ariano Suassuna e os cantores Chico Science, Fred Zero Quatro, Lia de Itamaracá e Selma do Coco, na categoria “Vozes que encantam”. Diferente das outras edições, haverá mais um segmento: o das vozes que inspiram, no qual o repórter do Diario está inserido, junto com o artista plástico Guilherme Neto. "Me sinto honrado em ter sido convidado. Tenho muito orgulho em ser de comunidade e ter estudado em escolas públicas. E emocionante saber que minha história pode inspirar diversos jovens. Espero que esse projeto pendure por vários anos". conta o jornalista, que recebeu o convite para participar do evento devido a sensibilidade na cobertura das pautas que tratavam de assuntos voltados para cidadania, inclusão social e cultura popular.

Confira a programação 

13h - Exposição das obras de artes do artista plástico Guilherme Neto e dos livros da Biblioteca Joaquim Nabuco; Entrevista com os alunos. 
14h - Abertura do Festival Literário Acorda Escola com apresentação dos organizadores e apoiadores. 
14h30 - Recepção dos homenageados Samuel Calado e Guilherme Neto. 
14h40 - Bate papo com o Jornalista Samuel Calado. 
15h05 - Bate papo com o artista plástico Guilherme Neto. 
15h30 - Recepção da cantora homenageada Nádia Maia e exibição do vídeo de Nando Cordel. 
15h40 - Bate Papo com Nádia Maia. 
16h30 - Assinatura das Caricaturas e distribuição dos prêmios. 
17h - Encerramento
 
Serviço  
Festival Literário Acorda Escola
Quando: 16 de maio de 2019.
Onde: Hall de Eventos da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
Horário: 13h30
Informações: 81 9788-2813 
TAGS: literario | escola | festival | flae |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL