Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Reconhecimento

Diario de Pernambuco é finalista do 15º Prêmio Urbana de Jornalismo

Publicado em: 10/05/2019 17:52 | Atualizado em: 13/05/2019 10:55

Alice de Souza e Anamaria Nascimento representam o jornal na final do Prêmio Urbana de Jornalismo. Foto: Marina Curcio/Esp.DP.
O Diario de Pernambuco é finalista na 15ª edição do Prêmio Urbana de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). As repórteres Alice de Souza e Anamaria Nascimento, da editoria Local, representam o jornal em uma das mais importantes premiações jornalísticas do estado. 

Na categoria Jornalismo Impresso – Matéria Especial, o Diario é finalista com duas reportagens: "Máquina Mortífera", de Alice de Souza, e "Uma geração que precisa ganhar as ruas", de Alice de Souza e Anamaria Nascimento. Na categoria Jornalismo Online, as repórteres também estão na final com a matéria "Futuro das cidades dependa da mobilidade das crianças".

Na reportagem "Máquina Mortífera", a repórter Alice de Souza fala sobre a epidemia dos acidentes com motos. "Desde 1999, emergências brasileiras estão cheias de vítimas. Pessoas que perdem anos de vida produtiva, geram custos altos à saúde e são espelho de escolhas equivocadas na mobilidade brasileira", destaca a matéria. Em "Uma geração que precisa ganhar as ruas", as repórteres Alice de Souza e Anamaria Nascimento mostram que reduzir o uso do automóvel é um dos principais desafios da mobilidade infantil não só no período de volta às aulas.

A versão online da matéria, intitulada na internet como "Futuro das cidades dependa da mobilidade das crianças", amplia a discussão do impresso com recursos virtuais, como mapa interativo e infográfico. "A mobilidade ativa infantil, considerada peça chave na engrenagem do futuro de qualquer cidade do século 21, não diz respeito apenas ao deslocamento, mas a um projeto mais amplo de uso e ocupação dos espaços públicos. Repercute ainda na saúde das crianças e só pode ser plena se garantidos outros direitos básicos, como segurança, acesso à educação e ao lazer", aponta a reportagem.

Leia as matérias finalistas:

Futuro das cidades depende do deslocamento das crianças

Na 15ª edição, o Prêmio Urbana registrou um número recorde de inscritos: 38 trabalhos, que concorrem nas categorias Jornalismo Impresso – Matéria Especial; Jornalismo Impresso – Série de Reportagem; Estudante; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Telejornalismo e Jornalismo Online. Os vencedores serão anunciados em cerimônia no próximo dia 22 de maio, no Armazém Blun’elle, área central do Recife. A seleção das reportagens vencedoras será feita por cinco profissionais entre jornalistas e especialistas em transporte público.



   
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moradores cobram inauguração da Upinha Rio da Prata
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco