Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

SAÚDE

Dia Mundial Sem Tabaco é tema de palestra gratuita no Recife

Publicado em: 15/05/2019 16:47 | Atualizado em: 15/05/2019 16:49

Alerta é para os perigos do vício entre a população brasileira. Foto: Paolo Neo/Domínio Público
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio, visa atentar a população sobre os riscos à saúde que o consumo da substância apresenta. Na próxima sexta (17), às 14h, o Hospital Santa Joana Recife promove uma palestra para chamar atenção à data e tirar dúvidas sobre a dependência do cigarro.O evento acontecerá no auditório Monsenhor Vieira, localizado no 1º andar do hospital, e será aberto ao público.

A ação irá abordar o tabagismo a partir de diferentes perspectivas. “Precisamos entender, por exemplo, o que leva a pessoa a fumar. O que causa essa relação de dependência? Pessoas recorrem ao cigarro para lidar com situações de ansiedade ou frustrações que ocorrem na vida, entre outros casos”, explica a psicóloga Erika Correia, organizadora do evento e palestrante. Para ela, é partindo da identificação do problema que se torna possível trilhar o caminho para longe do vício.

Haverá, ainda, odontologista e oncologistas estarão presentes no evento para abordar os diferentes tipos de câncer que podem ser desencadeados pelo cigarro, como os de pulmão e de boca, bem como de outros problemas de saúde relacionados. Para quem está procurando apoio para largar o vício do tabaco, médicos estarão disponíveis para falar sobre as terapias existentes, como é o caso dos adesivos de nicotina para usuários que tenham alta dependência.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Moradores cobram inauguração da Upinha Rio da Prata
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco