Violência

Tiroteios crescem 10% no Grande Recife

Publicado em: 01/04/2019 20:43

No mês de março, o laboratório de dados sobre violência armada Fogo Cruzado registrou 129 tiroteios/disparos de arma de fogo em toda Região Metropolitana do Recife (RMR), um aumento de 10,26% em relação ao mês anterior. A capital liderou o número de registros de tiros (45), seguido dos municípios de Jaboatão dos Guararapes (22), Olinda (13), São Lourenço da Mata (10) e Cabo de Santo Agostinho (9). No total, ao menos 84 pessoas foram mortas e 48 ficaram feridas por armas de fogo. Dentre as vítimas fatais, houve 5 adolescentes. Já entre os feridos, havia 2 bebês,  um de 1 um ano e 3 meses e outro de 7 meses. 

O Fogo Cruzado é uma plataforma digital colaborativa que tem o objetivo de registrar a incidência de tiros e a prevalência da violência armada na Região Metropolitana do Recife e Rio de Janeiro através de aplicativo para tecnologia mobile combinado a um banco de dados alimentado por equipe interna de pesquisa. 

Confira mais dados detalhados gerados no mês de março:

O ranking de bairros, afora os três citados acima, apontou Caixa D’Água - Olinda (3), Barro - Recife (3), Jardim São Paulo (3) e Nova Descoberta - Recife (3) no ranking dos sete mais. Em todos os casos foram registradas mortes.

Do total dos 129 tiroteios/disparos registrados em março, 62.79% resultaram em vítimas fatais, 30.23% em pessoas feridas e somente em 12.40% das notificações não houve vítimas.

Ao menos 8 pessoas foram baleadas dentro de suas residências e 5 delas morreram. Há casos com mais de uma vítima e ocorreram no Recife (3), Jaboatão dos Guararapes (1) e São Lourenço da Mata (1).

Durante o mês, houve ainda 3 múltiplos homicídios na RMR, que totalizaram 6 mortos. Os casos aconteceram em São Lourenço da Mata (1), Itamaracá (1) e Igarassu (1).

Ao menos 84 pessoas foram mortas a tiros na RMR em março. Das vítimas, 95% eram homens e 5% eram mulheres. Já o número de baleados na região foi de 48 pessoas, entre as quais 89% eram homens e 6% eram mulheres.        
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL