Mobilidade

Prefeitura estabelece novas regras para licenciar bicicletas

Publicado em: 09/04/2019 08:12

Empresas terão que prestar contrapartida à prefeitura.
Foto: Jailson da Paz/DP (Empresas terão que prestar contrapartida à prefeitura.
Foto: Jailson da Paz/DP)
Empresas terão que prestar contrapartida à prefeitura. Foto: Jailson da Paz/DP (Empresas terão que prestar contrapartida à prefeitura. Foto: Jailson da Paz/DP)

O Recife está licenciando empresas de compartilhamento de bicicletas e patinetes. Uma portaria publicada no sábado traz normas para o serviço com e sem estações, conhecidas como dock e dockless, respectivamente. E determina as medidas mitigadoras que devem ser adotadas pelas empresas. 

Uma delas é que para cada estação ou vaga criada visando o aluguel, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano determinará um local para criar bicicletários ou paraciclos públicos. Segundo a Prefeitura, o documento é o resultado de discussões com empresas e órgãos envolvidos na atividade.

Para serem licenciadas, as empresas interessadas devem realizar uma solicitação através do Portal de Licenciamento (https://licenciamento.recife. pe.gov.br/) e um Plano de Implantação do Serviço de Compartilhamento. Serão necessárias informações referentes às estações, quantidade de bicicletas por área, gestão da operação do serviço, manutenção e suporte técnico. Depois de instaladas, as empresas deverão seguir regras como retirada das bicicletas e patinetes deixados nas ruas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL