Diario de Pernambuco
Busca

Encenação

Paixão de Cristo de José Pimentel será encenada a partir da próxima quinta, em Olinda

Publicado em: 16/04/2019 10:04 | Atualizado em: 16/04/2019 10:44

Lilian, filha de Pimentel, agradeceu a oportunidade de exibir espetáculo em Olinda. Foto: Leandro de Santana/especial DP (Lilian, filha de Pimentel, agradeceu a oportunidade de exibir espetáculo em Olinda. Foto: Leandro de Santana/especial DP)
Lilian, filha de Pimentel, agradeceu a oportunidade de exibir espetáculo em Olinda. Foto: Leandro de Santana/especial DP (Lilian, filha de Pimentel, agradeceu a oportunidade de exibir espetáculo em Olinda. Foto: Leandro de Santana/especial DP)
O espetáculo Paixão de Cristo de José Pimentel acontecerá entre os próximos dias 18 e 21, a partir das 20h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Olinda. Encenada por 80 atores e 100 figurantes, a peça é gratuita, e irá contar com o apoio de 60 técnicos. À frente está Lilian Pimentel, filha do ator José Pimentel, falecido em 14 de agosto do ano passado, e professor de artes cênicas da Universidade Federal de Pernambuco, José Francisco Filho. Segundo a produção do evento, uma homenagem está sendo programada ao artista. José Pinentel ficou conhecido por interpretar o papel de Jesus Cristo durante quatro décadas.

Desta vez, Jesus será protagonizado pelo ator Hemerson Moura. No ano passado, ele fez o mesmo papel na exibição da peça no Marco Zero, a última sob direção de José Pimentel. “Passei um tempo fazendo a Paixão de Cristo em Jaboatão dos Guararapes. Admirava José Pimentel desde quando eu era criança e via as cenas dele pela televisão. Em 2017, tive a oportunidade de ser selecionado por ele para o papel”, comemorou.

A ideia, diz Lílian, é reunir dois patrimônios: Olinda e José Pimentel. “Por um tempo, ele encenou a paixão na Praça do Carmo, em Olinda, nos mesmos dias da peça apresentada no Marco Zero, no Recife. Ele saia de Olinda de carona em uma moto e vestido de Cristo”, lembrou.

A filha de Pimentel chegou a sugerir o espetáculo no Recife, na frente da Igreja do Carmo, mas disse não ter recebido resposta da prefeitura. A apresentação da Paixão de Cristo no Marco Zero, no entanto, será mantida pela gestão municipal, mas com os integrantes da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), da qual Pimentel fez parte. Lilian acionou a Justiça para impedir que a associação usasse o nome do pai dela ou o mesmo texto no espetáculo. O palco em Olinda, disse a produção, será maior do que o instalado no Marco Zero, com 18m x 9m. A montagem de José Pimentel será preservada e relida, mas com a concepção cênica e personalidade do diretor José Francisco.

Também integram o elenco Stella Maris Saldanha, como Maria; Gabriela Quental, como Maria Madalena; Daniela Câmara, como Verônica, Moisés Neto, como Pilatos, Luciano Lucas, como Herodes e Will Menezes, como Judas. O convite para a encenação veio do prefeito Lupércio Nascimento. Ele afirmou que a Paixão de Cristo deve movimentar o turismo e a economia da cidade no feriado da Páscoa. O palco terá, ainda, dois telões e mil cadeiras serão disponibilizadas para o público.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL