Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

AVIAÇÃO

Fernando de Noronha terá voos emergenciais noturnos

Publicado em: 04/04/2019 15:41 | Atualizado em: 04/04/2019 17:59

O Aeroporto Governador Carlos Wilson, localizado na ilha, ganhará nova iluminação. Crédito: Teresa Maia / Arquivo DP

O Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, ganhará nova iluminação. A novidade permitirá a realização de voos emergenciais noturnos na Ilha. Na semana passada, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura autorizou o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, a publicar a licitação para execução dos serviços de iluminação da pista de pouso e do morro que contorna o equipamento. A iniciativa tem investimento de R$ 5 milhões provenientes de convênio estabelecido junto ao Governo Federal.

A ação consiste na implantação do Sistema de Luzes de Aproximação Simples (SLAS) e do Sistema de Luzes de Obstáculos (SLO), alimentados por energia solar e tecnologia em LED. O SLAS contará com um total de 32 luminárias na cabeceira da pista. Já o SLO será composto por 41 unidades contendo painel solar, bateria de ciclo longo com abrigo próprio e poste de instalação, além de sincronização GPS e módulo GSM integrado para ligar e desligar as luzes. "A implantação desse sistema de iluminação é importante, porque permitirá que o aeroporto seja utilizado à noite para as operações de salve aéreo, ampliando o atendimento de emergência médica na Ilha. Além disso, o trabalho vai melhorar a sinalização da pista, aumentando a visibilidade e ampliando a segurança para as operações", pontua a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

A previsão é que o edital seja lançado ainda na primeira quinzena de abril. Após a conclusão do certame, a expectativa é que a obra seja finalizada em até seis meses. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Maria, mãe de um povo ferido
Confira a estreia do programa In set
Educação humanizadora e não violência nas escolas
João e os 50 anos de colunismo social
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco