Semana Santa

Comunidades recriam a Paixão de Cristo

Parte dos espetáculos das comunidades é produzida por grupos de igreja, de escolas ou de teatro amador

Publicado em: 17/04/2019 19:56 | Atualizado em: 17/04/2019 20:20


A Paixão de Cristo de Igarassu é encenada no Sítio Histórico da cidade. Crédito: Rafael Medeiros/Divulgação

Pernambuco tem várias Paixões de Cristo. Longe da fama e da grandeza de espetáculos como os de Nova Jerusalém, no município de Brejo da Madre de Deus, e do Marco Zero, no Recife, a maioria preza pelo espírito comunitário. São montagens feitas de maneira quase artesanal, com a entrega dos participantes desde as etapas do desenho e da costura do figurino às fases da confecção dos adereços e dos cenários. 
 
Boa parte dos espetáculos das comunidades está relacionada a grupos de igreja, de escolas ou de teatro amador. A origem da encenação conta. Os aplausos, idem. O objetivo vale mais, no entanto. Ao montar os espetáculos em ruas, escolas, templos ou clubes, estes grupos querem chamar a atenção para a questão religiosa. A mensagem é o fim. E há exemplos em todas as regiões do estado.
  
A Região Metropolitana do Recife possui espetáculos em mais metade dos seus 15 municípios. Quase todas são apresentações adultas, mas duas infantis têm espaço garantido em Ipojuca, com alunos de unidades da rede municipal de ensino, e em Abreu e Lima, com meninos e meninas de uma escola particular.
  
Espetáculos adultos são apresentados em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Moreno, Ipojuca e Camaragibe. São três as peças teatrais encenadas no município do Cabo, sendo uma delas, a de Ponte dos Carvalho, de autoria do ex-arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara, e de padre Geraldo Leite. Este conhecido por suas criações em vitrais e pelos trabalhos litúrgicos.
 
Existem Paixões de Cristo também em outras regiões do estado. No Sertão, uma das mais conhecidas é a de Triunfo, município distante 402 quilômetros do Recife, enquanto no Agreste se destacam as de Gravatá, Limoeiro e Caruaru. Estas três cidades se distanciam a 76, 79 e 132 quilômetros da capital, respectivamente. Como se costuma dizer, é logo ali. E podem ser vistas sem gastar um centavo.
 
 
Encenação da Paixão em Caruaru acontece no Morro do Bom Jesus. Crédito: Jorge Farias/Divulgação
  
REGIÃO METROPOLITANA

Cabo de Santo Agostinho
O mais antigo espetáculo do município, em Ponte dos Carvalhos, será encenado amanhã e na sexta-feira, no Centro Cultural Farol da Vila, às 20h. Outro acontecerá em Gaibu, na sexta-feira e no sábado, às 19h, enquanto em Pontezinha será na sexta-feira, na antiga fábrica de pólvora, às 19h. O acesso será gratuito nas três encenações.

Camaragibe
Em A Paixão dos Camarás, o conhecimento e a ignorância substituem o bem e o mal, interpretados respectivamente por um idoso e um adolescente. O espetáculo, com entrada gratuita, na Vila da Fábrica, será de sexta-feira a domingo, às 19h30.

Igarassu
Com 150 atores e figurantes e exibida em cinco palcos, a Paixão de Cristo será na Avenida 27 de Setembro, no Sítio Histórico da cidade. A encenação acontecerá no sábado, às 19h, e no domingo, às 20h30. A entrada é gratuita.

Ipojuca
Dois espetáculos acontecem no município. A versão mirim, com 40 alunos das escolas da rede municipal, será apresentada nesta noite no Clube Municipal. Um espetáculo adulto, realizado há mais de 30 anos, acontecerá na Praça Getúlio Vargas, no Centro, na sexta-feira e no sábado. Nos dois casos, a entrada é gratuita.

Jaboatão dos Guararapes
Com 90 minutos de duração, a Paixão de Cristo a ser apresentada no Monte dos Guararapes, terá encenações amanhã, sexta-feira e sábado, a partir das 19h. A montagem, com entrada gratuita, reúne 120 atores.

Moreno
Programada para amanhã e sábado, às 20h, a Paixão de Cristo conta as histórias das Marias presentes na vida de Jesus: a mãe dele, a irmã de Lázaro, a mãe de Judas e a mulher de Pilatos e Maria Madalena. A encenação gratuita será na Praça da Paixão, no Centro.

Olinda
A Paixão de Cristo de Cidade Tabajara, realizada pela 18ª vez, será apresentada nos dias 26 e 27 deste mês, no Espaço Ilumiara Zumbi, conhecido como Praça do Maracatu. As encenações, gratuitas, estão previstas para começar às 19h.

Paulista
Três comunidades recriam a Paixão de Cristo. Em Maranguape II, a peça será na sexta-feira, às 19h, no campo da Rua 103. Duas montagens estão programadas para Jardim Paulista. Ambas com apresentações na sexta e no sábado, às 20h. Uma acontecerá na Praça da Encenação, na Avenida Ministro Marcos Freire, e outra na Praça Aníbal Fernandes, na Avenida Tancredo Neves, em frente à Igreja de Santa Clara.

INTERIOR
 
Caruaru
Cerca de 150 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e idosos, apresentam hoje, a partir das 19h, no Monte do Bom Jesus, a Paixão de Cristo. O espetáculo ao ar livre, que conta com nove cenários, tem entrada gratuita.

Gravatá
A tradicional Paixão de Cristo de Gravatá, realizada desde a década de 1980, terá três apresentações na Semana Santa. Na quinta e na sexta, às 20h45, e no sábado, 20h. O palco do espetáculo, com entrada gratuita, será no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

Limoeiro
O espetáculo reúne cerca de 120 atores, figurantes e pessoas da equipe técnica. A peça, realizada há 16 anos, é apresentado no Centro Cultural da Praça da Bandeira, sempre às 20h, até o próximo sábado. Ingresso: R$ 10.

Triunfo
Encenada desta quarta-feira até a próxima sexta-feira, a Paixão de Cristo ocorre na Via Verde. Sempre às 20h. Os palcos fixos para o espetáculo, construídos pelo governo municipal, se tornam pontos de visitação turísticas ao longo do ano.



 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL