RELIGIÃO

Arcebispo de Olinda e Recife celebrou Missa de Ramos

Publicado em: 14/04/2019 15:44 | Atualizado em: 14/04/2019 16:11

Fiéis se dirigiram da Igreja da Misericórdia para a Catedral de Olinda, na Sé. Foto: Arquidiocese de Olinda e Recife / Divulgação

Um dia tradicional para os católicos. Na manhã deste domingo (14), o  arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu os fieis na Igreja da Misericórdia – Academia Santa Gertrudes. Após celebração, procedeu a bênção dos ramos, aspergindo-lhes água benta, e, às 9h, deu início à procissão curta, em direção à Catedral do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé. Presidida por dom Fernando, a missa foi concelebrada pelo cura da catedral, monsenhor José Albérico Bezerra, com assistência do diácono Sérgio Douets. A liturgia marcou o início da Semana Santa, na qual se revive o centro do grande acontecimento da fé católica: a vitória de Jesus sobre a morte.
 
Na missa, a proclamação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, descrita pelo evangelista Lucas, narrou o julgamento de Jesus por Pilatos e Herodes, o interrogatório e o açoite, a escolha do povo pela soltura de Barrabás, o sofrimento na cruz e a morte de Jesus. “Com tudo isso, o evangelista nos apresenta um Jesus carinhoso e misericordioso, que no seu sofrimento diz: Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem”, comentou dom Fernando em sua homilia. Ele falou, ainda, sobre a simbologia da cerimônia. “O povo de Deus revive esse momento de Jesus com muita fé e piedade. Desde antes da celebração da missa, trazendo e agitando os ramos verde, num compromisso de viver a Semana desde o início, acompanhando os passos de Jesus, com vistas à ressurreição que é a Páscoa do Senhor”, concluiu.

A olindense Maria do Monte, de 85 anos, segue a procissão há décadas. “Trago meus ramos com muito carinho, participo da missa e depois levo para guardar junto com a imagem de Santa Teresinha, na sala de casa”, comentou.
 
Neste ano, os católicos de todo o mundo vivenciam a Semana Santa entre os dias 14 a 21 de abril. Para a Igreja Católica, é a principal festa do ano litúrgico, pois nela se revive a vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte. Nas missas a serem celebradas amanhã (15) e terça (16),  os fiéis lembram Jesus anunciando a proximidade de sua morte, causando grande sofrimento aos seus discípulos, e também recordam a traição de Judas.

Confira a programação da Semana Santa - 

QUARTA-FEIRA SANTA (17/04):

*8h - 19ª Via Sacra da Fraternidade, conduzida pelo padre Salesiano João Carlos Ribeiro, Pátio de São Pedro
*11h - Missa na Basílica do Carmo com o Arcebispo Dom Fernando Saburido presidirá a Santa Missa na Basílica do Carmo.

QUINTA-FEIRA SANTA (18/04) – 

*9h Missa dos Santos Óleos, na Sé de Olinda
*16h Ceia do Senhor e Lava-Pés na igreja de Nossa Senhora do Pilar, Recife Antigo.

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO (19/04) – 

*15h Liturgia da Paixão de Cristo e procissão do Senhor Morto – Catedral da Sé, Olinda.

SÁBADO DE ALELUIA (20/04) – 

*20h Vigília Pascal na Catedral da Sé

DOMINGO DE PÁSCOA (21/04) – 

*9h, Missa da Ressurreição do Senhor, na Catedral da Sé, Olinda.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL