Diario de Pernambuco
Busca

Criminalidade

Paulista receberá projeto piloto de combate à violência

Publicado em: 28/03/2019 18:01 | Atualizado em: 28/03/2019 18:05

Foto: Teresa Maia/arquivo DP
Paulista, na Região Metropolitana do Recife, será uma das cinco cidades brasileiras a receber as primeiras ações do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, um projeto-piloto apresentado, nesta quinta-feira, pelo secretário nacional de segurança pública, general Guilherme Teófilo, ao governo do estado, durante reunião do Pacto Pela Vida (PPV) na capital pernambucana.

O programa será lançado oficialmente pelo Governo Federal no dia 28 de maio, com início das atividades previsto para 1º de julho. "Fizemos o levantamento das taxas e levamos em consideração não só as de homicídios, mas o alinhamento político do Governo do Estado com os municípios, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Tudo isso foi considerado para escolhermos cinco municípios, um em cada região do país, para customizar as soluções", disse O general. Ele afirmou que o Pacto pela Vida serviu de modelo para os estudos.

Ainda de acordo com Guilherme Teófilo, o objetivo do projeto não é só atuar na repressão, mas unir diversos ministérios, governos estaduais e municipais no trabalho de prevenção e combate à criminalidade violenta. "Cada ministério integrado ao programa vai aportar recursos e, com isso, teremos a continuidade desse trabalho. O reforço do uso de policiamento e da Força Nacional está dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, então nós já temos a previsão de enviar para o Paulista uma média de 100 militares da Força Nacional, com viaturas, com equipamentos e com inteligência", explicou.

O general disse que a ação faz parte da primeira fase, a etapa repressiva. Mas também haverá ações na área social. "Um comitê interministerial virá a Pernambuco e irá no Paulista atuar nas áreas de cidadania, desenvolvimento ministerial, direitos humanos, economia, justiça e segurança pública, educação e saúde. Até a geração de emprego será trabalhada."

A partir dos resultados obtidos nas experiências dos cinco municípios-pilotos, o Governo Federal criará protocolos de segurança pública para serem difundidos nos demais municípios brasileiros. Essas diretrizes serão requisitos obrigatórios para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança aos Estados e municípios, como afirmou o general Guilherme Teófilo. "Vamos estabelecer critérios e, para receber o Fundo Nacional, o estado precisa cumprir com esses protocolos. Dessa maneira, nós vamos procurar espalhar essas boas práticas por todo o país."

“Em 2018, Paulista registrou 127 homicídios, 69 a menos em relação a 2017, o que representa 43% de queda. Também em 2018, foram registrados 1.601 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) a menos na cidade, em relação a 2017. Em outubro de 2017, a SDS iniciou por Paulista o projeto piloto da Força-Tarefa Vidas, que integrou a Divisão Norte de Homicídios, a Delegacia Seccional de Paulista e o Batalhão da Polícia Militar (17º BPM) nas ações de combate aos grupos de extermínio, crimes violentos patrimoniais e tráfico de drogas, motivação de 70% dos homicídios.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL