Projeto

Equipe de arquitetura da UFPE vence concurso sobre o Museu Nacional

Exercício tem caráter educacional extracurricular e não tem intenção de execução profissional

Publicado em: 26/03/2019 16:31 | Atualizado em: 26/03/2019 16:36

Museu Nacional, no Rio de Janeiro, foi destruído em um incêndio em setembro de 2018. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
Uma equipe formada pelos estudantes e recém-formados do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adeiton Feitosa, Bárbara Barbosa, Esdras Alberto e Rafaela Teti conquistou o primeiro lugar em um concurso nacional de projeto promovido pela Plataforma Modo. O concurso convocou projetos sobre um anexo ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, destruído em um incêndio em setembro de 2018. Os estudantes recebem um prêmio de R$ 2,5 mil.

Projeto foi elaborado por estudantes pernambucanos. Foto: UFPE/Divulgação.
A Modo é uma plataforma de concursos de ideias voltada para estudantes e jovens arquitetos com até três anos de formação. “Desenvolvemos competições sobre temáticas pertinentes que são representadas pelos participantes em forma de solução arquitetônica com o intuito de estimular a criatividade e exercitar a habilidade de projeto. As propostas submetidas e a temática apresentada fazem parte de um exercício de caráter educacional extracurricular e estas não têm, em nenhum tempo, qualquer intenção de execução profissional”, explicam os organizadores.

O anexo do Museu Nacional tem o intuito de ser uma estrutura que funcione como apoio para o desenvolvimento de atividades que eram realizadas pela comunidade científica no espaço do museu e, também, como depósito temporário e laboratório para recuperação dos artefatos. O objetivo do desafio proposto desta vez foi solucionar a demanda de espaços qualificados para recuperação do acervo e abrigar as obras recuperadas do incêndio, devolvendo à população a memória viva da cultura.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL