Diario de Pernambuco
Busca

Posicionamento

CAU/PE divulga nota sobre Cais Estelita e vai discutir projeto em Plenária

Publicado em: 27/03/2019 21:35

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) divulgou nota, nesta quarta-feira (27), informando que na reunião Plenária da entidade, marcada para a próxima terça-feira (02), incluiu na pauta o debate sobre questões arquitetônicas e urbanísticas na cidade do Recife, com foco na área do Cais José Estelita. 

Na nota, o CAU/PE – que integra o Conselho da Cidade do Recife – ressalta ainda que, é urgente a retomada do diálogo. “Acreditamos que, de forma equilibrada, responsável, tempestiva e, sobretudo, coletiva, será possível identificar soluções que garantam que o fio condutor do processo seja pautado pelo bom senso, equilíbrio e respeito às leis”, afirma.

Na última segunda-feira (25), o Conselho já havia divulgado nota alertando sobre o imprescindível cumprimento de todas as etapas legais para que se pudesse dar continuidade ao projeto, prezando sobretudo pelas garantias legais de todos os envolvidos, sem que com isso fosse suprimido o direito às manifestações. A plenária se inicia às 17h e acontece na sede do CAU/PE, na Ilha do Leite.

Confira a nota na íntegra

"O Conselho de Arquitetura de Pernambuco (CAU/PE) vem acompanhando ativamente os recentes episódios envolvendo a área no Cais José Estelita, no Recife, com o início da demolição dos armazéns, que ocorreu na segunda-feira (25.03.2019).

Nesta data divulgamos uma nota alertando sobre o imprescindível cumprimento de todas as etapas legais para que se pudesse dar continuidade ao projeto, prezando sobretudo pelas garantias legais de todos os envolvidos, sem que com isso fosse suprimido o direito às manifestações.

Diante de novos fatos – a decisão, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que suspendeu a demolição dos armazéns do Cais José Estelita, a existência de processos ainda em tramitação no Judiciário e da manifestação de entidades da área de arquitetura e urbanismo, entre elas o IAB/PE – torna-se premente a retomada do diálogo.

Ciente do seu compromisso com a valorização da arquitetura, do urbanismo e da paisagem em nosso estado, o CAU/PE, integrante do Conselho da Cidade do Recife, se coloca à disposição de todos - da Prefeitura do Recife, do Consórcio Novo Recife, do Movimento Ocupe Estelita e demais entidades e instituições públicas e privadas – para avançarmos juntos.

Acreditamos que, de forma equilibrada, responsável, tempestiva e, sobretudo, coletiva, será possível identificar soluções que garantam que o fio condutor do processo seja pautado pelo bom senso, equilíbrio e respeito às leis.

Nesse sentido, informamos que na próxima terça-feira (02.04.2019), teremos uma reunião Plenária do Conselho e que incluímos na pauta o debate sobre questões arquitetônicas e urbanísticas na cidade do Recife, com foco nos fatos que envolvem a área no Cais José Estelita.

A plenária se inicia às 17h e acontece na sede do CAU/PE, no bairro da Ilha do Leite.

O debate está aberto!"
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL