Carnaval

Virgens lotam Olinda com crítica e humor

Publicado em: 25/02/2019 07:24

Foliões se fantasiaram da ministra Damares. Crédito: Tarciso Augusto/Esp. DP

Damares foi retratada com o pé da goiabeira e dois indiozinhos de rosa e azul Mesmo com a alegria e a irreverência que todos os anos marcam o desfile das Virgens do Bairro Novo, em Olinda, os foliões não deixaram de estampar, ontem, em suas fantasias protestos contra episódios recentes ocorridos no país. As críticas foram dirigidas à classe política e ao descaso das autoridades que resultaram, por exemplo, na tragédia envolvendo a barragem de Brumadinho, Minas Gerais, que deixou mais de 200 mortos. Outros temas atuais também ganharam destaque na folia. A cantora baiana Ivete Sangalo voltou a ser homenageada pelo produtor de eventos Carlos Mota, que este ano trouxe nos braços as filhas Marina e Helena da artista. “Ano passado estava grávida. Uma das meninas nasceu nas Virgens e a outra no Galo da Madrugada”, afirmou Carlos que, para brincar com mais tranquilidade, levou dois amigos vestidos de babá para cuidar das crianças.

A festa das Virgens do Bairro Novo começou nas primeiras horas do dia com o tradicional café da manhã. Logo depois, os participantes se concentraram na Praça 12 de Março, onde aconteceu o desfile e julgamento das fantasias nas categorias grupo, luxo, originalidade e destaque. Também concorreram a mais malamanhada, a mais tímida e a mais sapeca. Na disputa pelos troféus cada “candidata” tentou mostrar sua melhor performance, seja nas apresentações em grupo ou individual. O desfile seguiu puxado por oito trio elétricos e foi encerrado na Beira Mar de Olinda.

Brumadinho também foi lembrado durante o desfile Na crítica aos políticos quem chamou atenção foi o psicólogo Evandro Viana, 35 anos, morador de Olinda. Ele escolheu como personagem a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Por ter feito declarações polêmicas para defender uma pauta conservadora para o país, ela virou alvo dos memes na internet. “A ministra disse ter visto Jesus em cima de um pé de goiaba, então trouxe uma goiabeira e em cima a foto de Jesus. Também estou com duas crianças índias uma de azul e outra de rosa, que estão à venda. Damares é uma ministra estratégica, enquanto as pessoas prestam a atenção no que ela fala, o presidente Jair Bolsonaro faz o que bem quer”, ressaltou. 

Com o corpo todo coberto de argila, o técnico em telefonia Marcelo Silva, 38 anos, decidiu fazer um protesto irreverente sobre a tragédia de Brumadinho. “O carnaval é uma festa, mas não podemos esquecer de um fato que matou tantas pessoas. Vou aproveitar o carnaval para protestar. No próximo sábado estarei no Galo da Madrugada com a mesma fantasia”, afirmou Marcelo que há mais de 20 anos acompanha o desfile das Virgens. 

Já Fábio Soares Cardoso, 37 anos, aproveitou o escândalo das supostas candidaturas laranjas que envolve o PSL, partido do presidente Bolsonaro para se posicionar. “Estou aqui com um laranjal completo. Tenho todos os tipos de laranja”, afirmou mostrando um saco com vários tipos da fruta. Ao som do frevo, o Pastoril Profano formado por um grupo de rapazes que reside no município de Camaragibe fez uma apresentação mesclando o tradcional e o moderno. “Ensaiamos dois meses para fazer essa coreografia em homenagem a nossa cultura”, disse Henrique Miranda.

“A ministra disse ter visto Jesus em cima de um pé de goiaba, então trouxe uma goiabeira e em cima a foto de Jesus e estou com duas crianças índias de azul e rosa”
EVANDRO VIANA, 35
PSICÓLOGO
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL