Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Polícia

Vigilante morre após investida criminosa contra carro-forte no Pina

Outro segurança foi baleado na perna e socorrido

Publicado em: 13/02/2019 11:38 | Atualizado em: 14/02/2019 01:00

Esta foi a primeira ação criminosa contra carro-forte de 2019. Foto: Peu Ricardo/DP.
Um vigilante da empresa de transporte de valores Preserve morreu na manhã desta quarta-feira (13) após uma investida criminosa a um carro-forte que abastecia a agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Herculano Bandeira, no Pina, Zona Sul do Recife. O crime aconteceu por volta das 10h. Ainda não há confirmação sobre os bandidos terem levado alguma quantia ou não. À noite, também houve a confirmação da morte de um dos criminosos, baleado na ação. José Geraldo Cordeiro da Silva, 32 anos, o único detido, tinha sido levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, de lá, seguiu para o Hospital da Restauração, onde estava sob custódia, mas não resistiu aos ferimentos.

Outro segurança ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do 19º Batalhão de Polícia Militar. Ele foi baleado na perna e levado ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, um dos suspeitos de participar da investida foi detido. Ele também estava ferido e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Vigilante foi assassinado por volta das 10h. Foto: Peu Ricardo/DP.
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco informou que esta foi a primeira investida contra carr-forte de 2019. A entidade que representa a categoria contabilizou 12 ocorrências contra instituições financeiras este ano. Foram seis assaltos, quatro casos de estelionato, um arrombamento e uma invasão. Do total de casos, seis aconteceram no Agreste, três no Sertão e três na Região Metropolitana do Recife. Em 2018, foram registrados um total de 190 ocorrências contra agências bancárias e carros-forte.

Resposta

A Secretaria de Defesa Social (SDS) respondeu que a Força-tarefa Bancos do estado está "atuando no caso da investida a um carro-forte na Avenida Herculano Bandeira desde o primeiro momento". De acordo com o órgão, o fato ocorreu na saída de vigilantes da Caixa Econômica Federal. "Uma guarnição da Radiopatrulha foi acionada e conseguiu prender um suspeito, que tentava escapar. Ferido no confronto com os vigilantes, o suspeito foi levado pela PM para a UPA da Imbiribeira. Ele é foragido do sistema prisional e responde por vários crimes", informou a SDS.

Equipes do 19º Batalhão da PM, com o apoio de unidades especializadas da Corporação, e equipes da delegacia de Roubos e Furtos, chefiada pelo delegado Vinicius Notari, estão em diligências na busca de pistas que levem aos outros integrantes da quadrilha. "Após o ocorrido, providências foram adotadas de modo a normalizar o fluxo e tranquilizar a população", pontuou a Secretaria, por nota.

"Integrada pelas polícias Civil, Militar, Científica e representantes dos bancos, entre outros órgãos, a Força-Tarefa Bancos tem obtido resultados importantes na redução das investidas a instituições financeiras. Em janeiro de 2019, não houve nenhum roubo a carro-forte. O mês passado também não registrou casos de explosão a banco ou caixa eletrônico. Também no primeiro mês do ano, cinco assaltantes de banco foram presos pelas polícias de Pernambuco. Em 2018, mais de 30 quadrilhas especializadas nesse tipo de ação foram desarticuladas", informou a SDS.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Dp Auto no Jeep Experience
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco