Diario de Pernambuco
Busca

Folia

Macuca celebra 30 anos de história no Carnaval 2019

Publicado em: 20/02/2019 18:39

Foto: Lívia Neves/Divulgação Macuca.
A Macuca celebra 30 anos de atividades culturais em 2019. As comemorações começam no período carnavalesco em Olinda e irão durar todo o ano com várias festividades, incluindo o tradicional São João no Sítio Macuca, em Correntes, no agreste pernambucano. Atualmente, a Macuca é uma das principais agremiações para aqueles que apreciam o autêntico Carnaval de rua. Neste sábado (23/02), a Macuca sai em cortejo com seu Boi marcando presença na semana pré-carnaval. A concentração começa, às 15h, ao som do forró do sanfoneiro Benedito da Macuca, na Sede do Cariri Olindense, no bairro do Guadalupe, sítio histórico de Olinda. O desfile com o Boi da Macuca começa, às 18h, com o frevo da Orquestra do Maestro Oséas.  Na Segunda-feira de Carnaval (04/03), mais uma vez a Macuca vai às ruas, também saindo do Guadalupe. 

O repertório da Macuca é executado pela aclamada Orquestra do Maestro Oséas (que também participa das agremiações Cariri, Ceroula, Elefante, John Travolta e Trinca de Às, entre outras). Durante os cortejos da Macuca, a orquestra toca frevos tradicionais, clássicos do forró e músicas contemporâneas, com arranjos especiais. O repertório traz composições de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Otto, Banda Eddie, Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda. Assim, a multidão que segue o cortejo vivencia uma interação lúdica e surpreendente entre a tradição e a vanguarda. 

Desde 1990, o Boi da Macuca sai ininterruptamente em cortejo no carnaval olindense, atraindo um número cada vez maior de seguidores. Em 2019, a Macuca conta com novo estandarte confeccionado por João Andrade e a arte da camisa tem ilustração assinada por Ailton Santana. 

A entidade cultural Macuca começou, em fevereiro de 1989, no sítio do interior, com dois dias de festa com forró, no aniversário do geólogo José Oliveira Rocha (mais conhecido como Capitão Zé da Macuca). Em seguida, a brincadeira foi levada para Olinda e há anos arrasta milhares de foliões pelas ruas e ladeiras da cidade durante o Carnaval. A entidade mantém o folguedo do Boi da Macuca, figura mítica e brincante enfeitada com as cores azul, amarelo e vermelho, que sai acompanhado de estandarte e da Orquestra do Maestro Oséas, uma das mais disputadas de Olinda. O repertório une frevo, forró e música contemporânea de Pernambuco. Durante o São João, os festejos acontecem em Olinda e no Sítio Macuca, em Correntes. Sempre tem arraial, shows e cortejos, com a presença do sanfoneiro Benedito da Macuca, da orquestra do Maestro Oséas e artistas convidados.  A folia de Momo e o São João são as principais festas da Macuca, mas a entidade também promove eventos e festivais de artes e cultura em outros momentos do ano. 

A partir de 2016, a entidade passou a realizar um baile pré-carnavalesco, o Baile da Macuca, no Clube Atlântico de Olinda, com orquestra, show e DJ. Além do Baile, a venda da camisa e de produtos personalizados e sustentáveis (ecobag, ecocopo, canudo de inox) ajudam a custear os cortejos da agremiação. Na área de moda e beleza, a Macuca traz parcerias com a Trocando em Miúdos e a Contém Glitter, com linhas exclusivas de acessórios e glitters biodegradáveis. Para ´refrescar´ o público com sabor e qualidade, a Macuca fez parceria com a cervejaria pernambucana Ekäut, que será a cerveja oficial da Macuca e lança latas personalizadas especialmente para o calendário de eventos de 2019.

Todos os anos, a Macuca faz uma homenagem a uma personalidade cultural. Este ano, a homenagem é concedida a Dona Dá, uma das pessoas mais queridas de Olinda, carnavalesca apaixonada e anfitriã generosa que recebe na sua casa as agremiações que desfilam pela Rua da Boa Hora e as presenteia com os troféus que ela mesmo faz há tantos anos. Desta vez Dona Dá que recebe o troféu Macuca, confeccionado na forma do pássaro que dá nome à entidade cultural. 

AGENDA DA MACUCA - CARNAVAL 2019

Cortejo do Boi da Macuca na Semana pré-carnaval 
Sábado: 23 de fevereiro de 2019
Concentração, a partir das 15h, na Sede do Cariri Olindense (rua Cândida Luísa, Guadalupe, sítio histórico de Olinda).
Saída às 18h
Percurso: Do Guadalupe até o Carmo.
Gratuito

Cortejo do Boi da Macuca no Carnaval
Segunda: 04 de março de 2019
Concentração, a partir das 13h, na Sede do Cariri Olindense (rua Cândida Luísa, Guadalupe, sítio histórico de Olinda).
Saída às 16h
Percurso: Do Guadalupe até a Rua da Boa Hora.
Gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL