Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Primeiro Centro de Obesidade e Diabetes no Nordeste é inaugurado no Recife

Unidade vai atender pacientes obesos de forma multidisciplinar e com estrutura adaptada

Publicado em: 16/01/2019 10:51 | Atualizado em: 16/01/2019 11:32

A prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Foto: UFPE/Divulgação.
Segunda causa de morte no mundo e considerada epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade cresceu nos últimos anos no Brasil e exige uma série de mudanças no comportamento da população. Os últimos dados do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde mostrou que um em cada cinco brasileiros está obeso. A prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. Mais da metade da população tem sobrepeso. Diante do desafio para a saúde pública, o Recife será sede do primeiro Centro de Obesidade e Diabetes do Norte e Nordeste.

A unidade, do Hospital Santa Joana Recife, vai atuar com uma equipe de profissionais de saúde, e médicos de diferentes especialidades para um melhor acompanhamento, de forma multidisciplinar, além de ter infraestrutura para realizar todos os exames pré ou pós-operatórios no mesmo dia e em um só lugar.

"O tratamento da obesidade pode ser clínico, endoscópico ou cirúrgico. No novo Centro, o principal objetivo é promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas com obesidade, através de orientação, prevenção ou tratamento, e acompanhamento em longo prazo, sendo um trabalho diferenciado para deixar o paciente mais seguro", afirma o cirurgião bariátrico e coordenador do novo centro, Josemberg Campos.

O Centro vai contar com especialistas nas áreas clínica, endocrinologia, nutrição, psicologia, cirurgia bariátrica, fisioterapia, cardiologia, educação física e cirurgia plástica. "Inicialmente, o paciente realizará uma primeira consulta, e de acordo com esta avaliação inicial, será encaminhado para o tratamento mais adequado. O foco é não só no tratamento, mas também na prevenção", explica.

A estrutura tem capacidade para realizar 800 consultas e 60 cirurgias bariátricas por mês, entre elas as robóticas, com a utilização do robô Da Vinci, o Si HD. A utilização da robótica em procedimentos de redução de estômago permite que os médicos tenham mais precisão e alcancem locais que antes eram de difícil acesso. Para os pacientes, isso representa mais segurança nos procedimentos e uma melhor e mais rápida recuperação, uma vez que o procedimento é menos invasivo.

Crianças e adolescentes
De acordo com um estudo de 2017 do Imperial College London e da OMS,  o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. Se as tendências atuais continuarem, haverá mais crianças e adolescentes com obesidade do que com desnutrição moderada e grave até 2022.

As taxas de obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram de menos de 1% (equivalente a cinco milhões de meninas e seis milhões de meninos) em 1975 para quase 6% em meninas (50 milhões) e quase 8% em meninos (74 milhões) em 2016. Combinado, o número de obesos com idade entre cinco e 19 anos cresceu mais de dez vezes, de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016. Outros 213 milhões estavam com sobrepeso em 2016, mas o número caiu abaixo do limiar para a obesidade.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL