Mobilidade

Obras da BR-101 são retomadas no trecho entre a UFPE e o Ibura

As obras na pista principal devem ser concluídas até o final de fevereiro

Publicado em: 13/01/2019 09:23 | Atualizado em: 13/01/2019 11:00


Com a conclusão da obra, espera-se que o tempo de viagem de Paulista até Jaboatão dos Guararapes, que hoje é estimado em três horas, sejá reduzido em 40 minutos. Foto: Pâmella Cavalcanti/Divulgação. (Fotos: Pâmella Cavalcanti)
Com a conclusão da obra, espera-se que o tempo de viagem de Paulista até Jaboatão dos Guararapes, que hoje é estimado em três horas, sejá reduzido em 40 minutos. Foto: Pâmella Cavalcanti/Divulgação. (Fotos: Pâmella Cavalcanti)

As obras da BR-101, no trecho que corta o Recife de norte a sul, foram retomadas nesse sábado (12). Na fase atual, as obras acontecem no trecho entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o bairro do Ibura, onde serão realizados serviços de reconstrução das camadas de asfalto, além da construção dos retornos e sinalização. Dos 30,7 quilômetros desse trecho da rodovia – da cidade do Paulista até Jaboatão dos Guararapes –, cerca de 20 quilômetros já foram concluídos.

De acordo com a secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, a obra contempla agora o principal trecho da rodovia que corta a principal da Região Metropolitana do Recife. "É o contorno mais importante da BR-101, uma obra orçada em R$ 192 milhões, que esteve suspensa por alguns dias para que o governo do Estado prestasse esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ultrapassada essa fase, as obras estão sendo retomadas, para conclusão dos 10 quilômetros restantes", explicou.

Com a conclusão da obra, espera-se que o tempo de viagem de Paulista até Jaboatão dos Guararapes, que hoje é estimado em três horas, sejá reduzido em 40 minutos. A intervenção contempla também nova sinalização, construção de acostamento e passarelas de pedestres.

Atualmente, cerca de 240 profissionais estão trabalhando na recuperação da BR-101, além de 35 máquinas. A previsão é que as obras na pista principal estejam concluídas até o final de fevereiro próximo. As demais ações – como os novos acostamentos, passarelas e retornos – deverão ser entregues no máximo até novembro, já levando em conta o período de inverno, entre os meses de maio e julho.
TAGS: obras | br | 101 | mobilidade | ufpe | ibura | recife |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL