Diario de Pernambuco
Busca

Fomento

Mobilidade urbana e tecnologia serão discutidas em dois eventos no Recife

Cidade recebe o Meetup Open Mobility 2019 e o Hackathon Open Mobility 2019 entre janeiro e fevereiro

Publicado em: 15/01/2019 20:01 | Atualizado em: 17/01/2019 18:15

Foto: Nando Chiappetta/DP.
A fim de fomentar as melhores ideias e projetos para melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Bairro do Recife vai receber dois grandes eventos na área. O primeiro, aberto ao público geral, é o Meetup Open Mobility | Mobilidade Urbana + Dados Abertos, que acontece a partir das 19h desta quinta-feira (17), no auditório do Apolo 235, centro da cidade. O segundo, que terá uma quantidade limitada de participantes previamente selecionados, é o Hackathon Open Mobility 2019, que irá acontecer entre os dias 1 e 3 de fevereiro. Ambos eventos, parceria entre o Porto Digital, o Consulado Britânico e a Prefeitura do Recife, possuem suas respectivas inscrições gratuitas através dos sites da Jump Brasil e do Sympla. 

No encontro do dia 17, que terá transmissão ao vivo pela página do Porto Digital no Facebook, haverá um diagnóstico do Plano de Mobilidade e da Pesquisa de Origem / Destino do Recife, apresentado pelo diretor executivo de planejamento de mobilidade no Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Sideney Schreiner. Ele coordena a elaboração do Plano de Mobilidade do Recife e as pesquisas de Origem Destino na capital pernambucana e na RMR. A mediação será feita pelo arquiteto e urbanista Pedro Guedes, especialista em mobilidade urbana sustentável. Pedro atualmente atua no Porto Digital, com projetos de cooperação internacional em pesquisa de mobilidade e dados abertos.
 
“O Meetup é um encontro, uma prévia para apresentar aos participantes do Hackathon como será o evento. Tem o objetivo de afinar com os participantes os assuntos que serão tratados no Hackathon, para dar uma noção de como está a cidade, oferecer uma visão ampla dos problemas e  evitar que os participantes foquem apenas em problemas que eles vivenciam. E a Pesquisa OD será apresentada justamente para que os participantes entendam os problemas da cidade como um todo”, afirma Pedro Guedes. 

Apesar de ser uma prévia do Hackathon, o Meetup é aberto para todos os que se interessam pela temática da mobilidade urbana. “Queremos que durante o Hackathon, cujas inscrições seguem até o dia 18 deste mês, surjam as melhores ideias. Por isso, é importante que não apenas o pessoal de tecnologia e desenvolvimento participem. Queremos formar grupos que contemplem os diversos saberes. Por isso, para esse segundo evento, vamos selecionar os participantes. A seleção será feita após o encerramento das inscrições”, explica o urbanista. 

Como participar: 

Inscrições para o Meetup Open Mobility 2019 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL