Educação

Estudantes de Igarassu são selecionados para competição em Harvard

O grupo precisa de ajuda financeira para fazer a viagem e criou vaquinha virtual

Publicado em: 25/01/2019 12:53 | Atualizado em: 25/01/2019 13:21

Equipe de estudantes de Igarassu quer representar o estado na competição. Foto: Erem Eurico Pfisterer/Divulgação.
Oito alunos de Cruz de Rebouças, Igarassu, vão representar Pernambuco em uma das maiores competições de ensino médio do mundo, a Harvard-MIT Mathematics Tournament (HMMT). Para garantir a participação na olimpíada de matemática organizada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, da sigla em inglês), porém, eles precisam de doações.
 
Natasha Hevelin Oliveira da Silva, Elyson Paulo Correia da Silva, Marcela Camila Viana de Carvalho, Deyse Victoria Barbosa da Silva, Rayanne Regina Vasconcelos Fernandes, Lívia Maria Sabino, Alexandro Fernandes Teixeira de Lima e Karina Maria Lima de Oliveira, com idades entre 16 de 17 anos, são recém-formados da Escola de Referência em Ensino Médio Eurico Pfisterer, de Cruz de Rebouças, Igarassu, Região Metropolitana do Recife. Eles embarcam para Boston, Massachusetts, no próximo dia 13.

O sonho dos estudantes começou quando Natasha viu, em 2017, uma reportagem sobre um grupo de pernambucanos que havia embarcado rumo ao mesmo desafio e decidiu que também queria participar. "Fizemos as avaliações online e, mais ou menos de outubro para novembro do ano passado, soubemos que fomos aprovados. Foi quando começamos a correr atrás de suporte financeiro para custear a nossa ida", diz a estudante. As doações podem ser feitas pelo site Vakinha

Além dos alunos, embarca para os Estados Unidos o professor Edson Alves. O governo de Pernambuco custeou as passagens aéreas do grupo, e a Secretaria de Educação de Igarassu vai pagar a hospedagem. No entanto, o grupo conta com as doações para pagar despesas relativas ao transporte terreste e alimentação.   

Olimpíada

Criada em 1998, a Harvard-MIT Mathematics Tournament é uma das maiores e mais prestigiadas competições de ensino médio do mundo. Cada torneio atrai cerca de mil estudantes de todo o mundo, incluindo os maiores pontuadores em olimpíadas nacionais e internacionais. O campeonato é inteiramente organizado por estudantes de Harvard, do MIT e de escolas próximas, muitos dos quais são ex-alunos do HMMT.

Veja, na reportagem abaixo, como foi a experiência de uma estudante da rede pública que já participou da mesma competição em Harvard:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL