Diario de Pernambuco
Busca

Ensino Superior

Entenda a nota do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da UPE

Para 2019, a instituição ofereceu 1.740 vagas em 55 cursos de graduação pelo processo seletivo que ocorre ao longo do ensino médio

Publicado em: 15/01/2019 07:45 | Atualizado em: 15/01/2019 07:57

As provas do SSA 3 foram realizadas em dois dias consecutivos de novembro do ano passado. Foto: Blenda Souto Maior/DP.
O Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) - uma das formas de ingresso na instituição - é composta por três fases. Antes de fazer o SSA 3, no terceiro ano do ensino médio, os estudantes participam das duas primeiras fases do processo seletivo (SSA 1 e SSA 2), realizadas respectivamente no primeiro e no segundo ano do ensino médio.

A nota para concorrer a uma vaga da universidade pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, da realização das três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somadas e divididas por dez. O resultado dessa operação é a nota final do candidato com a qual ele concorre a uma vaga na UPE.

LEIA MAIS:
Listão do SSA 3 será divulgado às 11h desta terça-feira (15) pela UPE

Por ser composto por provas que dividem os conteúdos por série, feitas ao longo de três anos, e ter concorrência apenas entre alunos do ensino médio – ao contrário dos processos que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, abertos para todo o país – o Sistema Seriado de Avaliação é considerado a forma mais fácil de ingressar no ensino público superior no estado. Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nas três provas.

Para 2019, a instituição ofereceu 1.740 vagas em 55 cursos de graduação pelo SSA. Em cada um dos cursos, 20% das vagas são reservadas para estudantes cotistas. Outras 1.740 vagas são oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem. As inscrições no Sisu começam em 22 de janeiro. Já a nota do Enem deve ser divulgada nesta sexta-feira (18).

O curso mais concorrido do Seriado, no sistema universal, é o de medicina, oferecido no campus da UPE em Serra Talhada, com 39,75 candidatos na disputa por uma vaga. No sistema de cotas, o de maior concorrência para o ano de 2019 é o curso de odontologia, em Arcoverde, com 32 feras por vaga. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL