Meio Ambiente

Dia dedicado à preservação das tartarugas marinhas acontece no Paiva

Ação é direcionada às crianças. Só no ano passado, as areias da Reserva do Paiva receberam 19 ninhos

Publicado em: 14/01/2019 14:43 | Atualizado em: 14/01/2019 15:00

Crédito: Duxi/Divulgação
Uma ação dedicada à preservação das Tartarugas Marinhas, com uma visita guiada a um ninho isolado, será realizada, no próximo dia 19, na Reserva do Paiva. A atividade, organizada pela Associação Geral Reserva do Paiva, tem como objetivo transformar as crianças em agentes multiplicadores da preservação das espécies que atualmente estão ameaçadas de extinção. Além da visita, os presentes irão aprender a identificar um ninho, participarão de brincadeiras lúdicas sobre o tema e conhecerão a história da tartaruga Paivinha e sua saga até a desova. A ação começará às 8h, na Sede da Associação Geral da Reserva do Paiva, localizada no Parque do Paiva.

Neste verão, a orla do Paiva foi escolhida como ponto de desova de tartarugas marinhas. Só no ano passado, as areias do bairro receberam 19 ninhos, que resultaram em uma média de 60 a 80 filhotes de tartarugas por ninho. Desde então, a equipe da AGRP vem realizando o monitoramento e a proteção deles. No nascimento, um filhote ajuda o outro, utilizando-se de movimentos sincronizados que auxiliam na retirada da areia até alcançarem a superfície da praia. Todos saem assim do ninho ao mesmo tempo, diminuindo o risco de predação individual.

Desde 2015, é realizado um trabalho de preservação das tartarugas marinhas e de acompanhamento à desova na região, com monitoramento de oito quilômetros de praia, das imediações do Parque do Paiva até a Ilha do Amor. Periodicamente, a equipe de limpeza da praia, treinada para identificar os pontos de desova, observa os rastros e a “cama” que elas preparam para a postura de ovos e, após o ninho ser localizado, realizam o isolamento da área.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL