Oportunidades

Como aproveitar a sua nota do Enem 2018

Instituições de Portugal aceitam o resultado do exame como forma de ingresso

Publicado em: 18/01/2019 10:00 | Atualizado em: 18/01/2019 12:01

Enem aconteceu em dois fins de semana de novembro. Foto: Nando Chiappetta/DP.
Com a nota em mãos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 em mãos, os estudantes poderão fazer inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições no Sisu têm início nesta terça-feira (22). Enquanto isso, os feras já podem consultar as vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino superior na plataforma.

Ao todo, 15.094 vagas são oferecidas em universidades e institutos federais do estado. Dessas, 14.284 são disponibilizadas em solo pernambucano, já que das 1.610 vagas ofertadas no sistema pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), 800 são nos campi de Petrolina e Salgueiro. Além de poder concorrer nas universidades de Pernambuco, os candidatos podem pleitear vagas em instituições de ensino superior de todo o país que usam a nota do Enem.

Leia mais: 





É possível ainda estudar em outros países. Para 2019, por exemplo, mais uma universidade portuguesa assinou convênio com o Inep. Ao todo, 37 instituições de Portugal aceitam o resultado do exame como forma de ingresso. Um levantamento do ano passado realizado pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que pelo menos 1,2 mil brasileiros já ingressaram em instituições de ensino superior, portuguesas por meio dos convênios do Inep. O mapeamento inédito considerou 23 das 29 IES portuguesas que mantinham o acordo em abril de 2018, data de finalização do estudo. As outras instituições ainda não consolidaram os dados.

Veja como a nota do Enem pode ser usada:

1. Lutar por vagas em universidades públicas federais e estaduais através do Sisu
O aluno precisa entrar no site do programa (sisu.mec.gov.br), usar a média final das provas e tentar o ingresso em faculdades públicas de todo o país. Ao todo, são 131 instituições de ensino conveniadas.

2. Ingresso em faculdades particulares
Atualmente a maior parte das instituições de ensino privadas aboliram o vestibular tradicional e utilizam a nota do Enem para selecionar os novos alunos. É o ingresso direto. Se o aluno tiver a pontuação mínima, que vai depender do curso, só é preciso levar o boletim de desempenho.

3. Concorrer ao Fies e ao ProUni
O ProUni disponibiliza bolsas de estudos parciais e integrais para alunos que estudaram na rede pública de ensino ou em colégio particular com bolsa integral. Já no Fies, o governo federal financia o estudo do aluno, que só começa a quitar a dívida depois de formado, com baixos juros e a longo prazo. Nos dois programas, que são bastante concorridos, os candidatos são avaliados pela nota do Enem, cuja pontuação mínima aceita é de 450 pontos.

4. Disputar uma vaga em cursos técnicos e tecnólogos
A nota do Enem também é utilizada para selecionar novos alunos através do Sisutec em instituições tecnólogas públicas e particulares. A nota também é utilizada para ingressar em algum curso do Pronatec.

5. Estudar no exterior
Algumas universidades estrangeiras têm utilizado a nota do Enem como parte da seleção de ingresso na instituição. Geralmente, além da pontuação do Enem, as universidades cobram exame de proficiência na língua do país e o currículo do estudante durante a educação básica.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL