Diario de Pernambuco
Busca

Proteção

Cerimônia Águas de Oxalá abre as prévias do Carnaval de Olinda

Celebração que une catolicismo e candomblé banha as ruas da cidade e garante a proteção para o Carnaval e para o ano novo

Publicado em: 13/01/2019 19:00 | Atualizado em: 13/01/2019 20:31

A cerimônia acontece há 36 anos e recebe fiéis e comunidades de vários lugares do país. Foto: Peu Ricardo/DP

As águas de Oxalá fizeram a sua passagem pelas ladeiras de Olinda e reforçaram os pedidos de paz, de um ano novo mais ameno e de mais serenidade para as pessoas e para o mundo. Neste ano, na 36ª edição da cerimônia de lavagem e banhos que abre oficialmente a temporada de prévias carnavalescas, o ritual que une o catolicismo e o candomblé volta para o local onde tudo começou, na rua do Bonfim, depois de seis anos sendo realizado no alto da Sé enquanto a igreja do Bonfim era restaurada. Essa edição, inclusive, teve a igreja de portas abertas para as Águas de Oxalá,  “porque é um único caminho que leva a Deus.” Como em todos os anos, grupos candomblecistas do Brasil inteiro compareceram, principalmente fiéis regidos de Oxalá, o orixá da paz, mas as ruas foram tomadas por foliões e moradores de Olinda.

Bênção das águas é um dos momentos mais aguardados do ritual. Foto: Peu Ricardo/DP

A enfermeira de 55 anos, Ângela Pinheiro, comparece há dez anos, um dia emblemático para ela. “É o meu verdadeiro réveillon. É quando eu recebo a mensagem que vai me guiar pelo ano, que vai me proteger e que me banha para dias melhores e mais felizes. É realmente um dia especial para mim”, ressaltou.

Um dos organizadores do encontro, o babalorixá Silvio Botelho destaca que o evento simboliza o realinhamento das energias para os 365 dias do ano e que a volta à origem é emocionante. “É inexplicável esse retorno. Nossa casa, no nosso ato de fé mais forte, com a igreja católica de portas abertas nos dizendo ‘ É com meus olhos que eu quero ver como vocês caminham. E o caminho que se faz é o caminho pra Deus, um único Deus’. Só temos um caminho e o nosso país é laico, por isso as Águas de Oxalá se renovam há 36 anos”, destacou.

Fieis recebem o banho de boas energias para o ano novo. Foto: Peu Ricardo/DP

A iniciativa partiu do Padre Jerônimo, pároco da instituição, que atendeu ao pedido dos organizadores. “É um momento de união e confraternização entre as religiões. Eu pedi autorização e a igreja concedeu. O olhar de Deus é único e sem preconceitos. Isso só mostra como estamos evoluindo enquanto irmãos”, destacou Botelho.

Lavagens das ruas abrem o ano para as prévias e para o Carnaval de Olinda. Foto: Peu Ricardo/DP

A cerimônia se inicia com o Xirê de pai Raminho de Oxóssi, um ritual específico para consolidar o dia das Águas de Oxalá e comandado por ele, que é um pai espiritual do encontro. “É para abençoar, proteger, dar o início de tudo com paz, amor, espírito de união para as pessoas. Toda essa energia vai para as águas distribuiídas, tanto para as pessoas tomarem banho, lavarem a casa, banharem enfermos queridos e para conseguir a energia positiva necessária para dias melhores”, reforçou Silvio Botelho. “Somos de origem africana, povo de sentimento puro, somos Brasil. É mais um ano pedindo paz que estamos aqui, para pedir equilíbrio e caminho para as realizações de cada um”, complementa pai Raminho de Oxossi.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL