Diario de Pernambuco
Busca

ANIMAIS

Adotar um animal pode ser bem mais fácil do que parece

Na última edição da feira de adoção promovida pelo Programa Adote um Vira-Lata, 22 animais ganharam um novo lar. Evento acontece mensalmente.

Publicado em: 18/01/2019 09:48 | Atualizado em: 18/01/2019 10:38

Feira de animais acontece mensalmente. Foto: Maria Clara Amorim

Um bichano para chamar de seu. Ter um cão ou gato de estimação sem gastar um centavo para isto é mais fácil do que parece, sabia? No último dia 12 de janeiro, adultos e crianças deram um novo lar a 22 pets (13 cães e 9 gatos) sem precisar desembolsar nada. Eles participaram de um dos eventos mensais promovidos pelo programa Adote um Vira-Lata, uma feira de adoção realizada no Parque de Exposições do Cordeiro, Recife. Segundo os organizadores, a quantidade de doações foi recorde, visto que, em média são adotados, no máximo, cerca de 13 a 14 animais por evento. Estavam à disposição 37 deles (17 gatos e 20 cães). Até agora, desde o surgimento do programa, em 2007, já foram realizados mais de 70 eventos, sempre no primeiro ou segundo sábado do mês. Não há ainda, confirmação para a data da próxima edição, de fevereiro.

Os animais são entregues aos novos donos já castrados, vermifugados, microchipados e, muitas vezes, vacinados. Segundo a coordenadora do programa, Ariene Bassoli, a vacinação só não acontece no caso de terem sido castrados recentemente. Isto porque a castração e a vacinação reduzem a imunidade. É importante, portanto, respeitar um prazo de aproximadamente 15 dias entre os dois procedimentos. Os animais não são provenientes de abrigos, mas de lares de tutores (muitas integrantes do próprio programa) que os levam às edições mensais da feira. Caso não sejam adotados, regressam aos seus locais de origem para serem novamente apresentados nas edições seguintes e, também, nas redes sociais do programa.

Os animais microchipados possuem um dispositivo de biovidro do tamanho de um grão de arroz, implantado, de forma subcutânea, no dorso do animal. Trata-se de uma numeração universal atrelada aos dados da pessoa que o adotou de forma que ela seja encontrada e até responda judicialmente caso o animal seja abandonado. Por isso, este tutor precisa ser maior de 18 anos e estar munido de documentação (documento oficial com foto – original e cópia – e comprovante de residência) no momento da adoção. Caso alguém encontre um animal na rua e queira localizar seu tutor, deve levá-lo a alguma clínica que tenha leitora de microchip ou ao Centro de Vigilância Ambiental em Peixinhos, Olinda. Tanto a castração quando a implantação do microchip são fundamentais ao adotar, segundo Ariene. “Pesquisas demonstram que 70% das pessoas não castram o animal depois que o adotam. Acontece então, muitas vezes, de solicitarem que resgatemos os seus filhotes, o que não resolve o problema”, explica Ariene.

O Adote um Vira-Lata é um Programa de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco, registrado e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e que abarca projetos variados, como adoção e castração. É composta por quatro professores e aproximadamente 12 estudantes dos cursos de licenciatura, bacharelado e ambientais de Ciências Biológicas. Possui parcerias com instituições como UFRPE, a ONG Projeto Patinha, os projetos Gatinhos Urbanos e Quadrante, mas vem enfrentando uma série de dificuldades. Ariene conta que o grupo não recebe mais verba do Governo Federal para castração desde o início da gestão de Michel Temer. “Tínhamos financiamento desde 2010, com verbas provenientes de edital, com a qual pudemos fazer mais de 2 mil castrações. Hoje, ela não chega mais até nós. Mantemos o evento de adoção porque os próprios protetores bancam uma parte e eu pago uma outra com recursos próprios. Por isso, agora, inclusive, estamos em busca de patrocínio. Em contrapartida, podemos compartilhar da nossa boa visibilidade. Quando divulgamos um evento no facebook, por exemplo, chegamos a ter 80 mil visualizações e 1 mil compartilhamentos. No instagram, são cerca de 50 mil views”, conta.

Maria Clara Amorim, 20 anos, estudante do último ano do curso de Ciências Biológicas da UFPE, é integrante do projeto e conta que sempre sonhou em participar dele, ainda no início do curso. “Via pôsteres, divulgação e sempre quis fazer parte daquilo, mas só tive tempo em agosto deste ano”, conta. Desde então, além de participante, Clara atua registrando os eventos e tem o Programa como tema do seu projeto de conclusão de curso.

Gabrielly Ramos, 23 anos, recepcionista, foi um das pessoas que visitou a feira e voltou para a casa com um novo morador. No caso, moradora: Frida, uma gatinha com dois meses de vida. Ela conta que já seguia alguns abrigos e projetos via redes socais e chegava a ajudar com doações de suprimentos, por exemplo. Sempre quis adotar um gato, mas tinha medo por já ter em casa um labrador e não sabia se eles iriam conviver em harmonia. “Acontece que minha mãe adotou um gato de rua e passei a levar Aquiles, meu cão, à casa dela. Então, vi que a convivência era possível e resolvi adotar esta gatinha laranja que tinha visto nas mídias e por quem tinha me apaixonado”, conta. Quase uma semana depois da adoção, ela conta que Aquiles e Frida têm boa convivência. “Ele já tem três anos, é muito tranquilo e adora ficar perto dela, que ainda está meio receosa, mas já começa a se adaptar”, afirma. Gabrielly pretende voltar à feira com amigos para que eles também possa se inspirar e levar um pet para casa.

Animais em situação de rua -

Ariene Bassoli alerta sobre dados que chegaram ao conhecimento de várias instituições do segmento, em 2013, que estimavam em 100 mil a população de animais em situação de rua, apenas na capital pernambucana. “Acredito que, atualmente, este número possa ter até triplicado. Se as prefeituras não fizerem algo efetivo, não sei aonde vamos parar. Desde a Lei 14.139, de 2010, que proibiu sua captura e eutanásia, não há mais carrocinhas para recolher o animal aleatoriamente, é verdade. Neste sentido, o direito à sua vida é respeitado, mas não seu direito ao bem-estar. Estudos feitos em todo o mundo alertam para a alta taxa de reprodução destes animais”, afirma.

Entramos em contato com a Secretaria-Executiva dos Direitos Animais (SEDA) da Prefeitura do Recife para averiguar o quantitativo de cães em situação de rua ou disponíveis para adoção na cidade. Por meio da assessoria, fomos informados que não há dados a este respeito. Em nota, afirmaram, entretanto, que para tentar reduzir o número de animais abandonados na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife disponibiliza cerca de 50 vagas por dia para castração de cães e gatos do Recife. Desde outubro de 2013, já foram realizadas mais de 21 mil castrações gratuitas de caninos e felinos, machos e fêmeas, oferecidas no Hospital Veterinário do Recife(HVR). Os moradores da capital pernambucana podem agendar a cirurgia pelos telefones 3446-9808, 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nos três primeiros dias úteis de cada mês. Quando todas as cerca de mil vagas disponibilizadas para o mês são preenchidas, suspende-se a marcação e o interessado deve voltar a ligar nos três primeiros dias úteis do mês seguinte.

Além disso, a SEDA já promoveu a adoção de cerca de mil caninos e felinos nas feiras de adoção realizadas. A nota informa ainda que, além da SEDA, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), também promove intervenções de controle populacional em cães e gatos nos casos em que esses animais oferecem possibilidade de transmissão doenças aos humanos. São realizadas cirurgias de esterilização, após a equipe avaliar a situação.

Onde Adotar - A Adote um Vira-Lata possui mídias sociais. Conheça outras comunidades existentes com este objetivo de adoção:

Adote um Vira-Lata - https://www.facebook.com/programaadoteumviralata/ 
SOS Adoção Recife - https://www.facebook.com/groups/SOSAdocaoRecife/

Rede de Adoção de Animais - https://www.facebook.com/Rede-de-Adoção-de-Animais-do-Recife-125685200861765/ 
Movimento Amigo Bicho (MAB) - https://www.facebook.com/amigo.bicho.recife/
Abrigo do Sr. Alberto - https://www.facebook.com/abrigosenhoralberto/ 
Lar Bola de pelos (só instagram) - @larboladepelos
Gatinhos urbanos - https://www.facebook.com/gatinhosurbanos 
Raça Viralata (só instagram) - @monteirothialy
Projeto Quadrante - https://www.facebook.com/projetoquadrante
Amor de Bigodinhos - https://www.facebook.com/amordebigodinhos

Ong Pet PE - https://www.facebook.com/Ong-PetPe-142450352523901 
Adote um Bixo - https://www.facebook.com/adoteumbixope

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL