Diario de Pernambuco
Busca

Provas

Unicap realizou neste domingo última etapa do Vestibular 2019

A seleção começou no sábado com teste para área de Exatas e Humanas. Foram oferecidas 5.450 vagas para 34 cursos

Publicado em: 16/12/2018 15:03 | Atualizado em: 16/12/2018 19:21

André Felipe Uchôa Lopes, DE 17 anos, tentando vestibular para curso de Medicina na Unicap. Foto: Rosália Rangel/DP


A Universidade Católica de Pernambuco realizou neste domingo (16) a última etapa do Vestibular Unicap 2019. O segundo dia de provas foi destinado aos 1.550 inscritos nos cursos ligados à área de Saúde, que na instituição engloba Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas, Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia. No último sábado (15), a seleção foi na área de Exatas e Humanas. No total, foram oferecidas 3.450 vagas para 34 cursos. O mais concorrido foi Medicina com 29,8 candidatos por vaga. Tanto as provas quanto os gabaritos serão divulgados na tarde deste domingo no site vestibular.unicap.br. O listão com o resultado será divulgado até a próxima sexta-feira (21).

Segundo informações da Unicap, 193 alunos faltaram ao teste o que corresponde a uma abstenção de 12,45%. Um índice considerado dentro da média pela Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave). No último dia das provas, o tema escolhido para redação foi ética médica. Os candidatos foram estimulados a opinar sobre uma questão que narrava o dilema de um médico que perdia a filha de oito anos assassinada durante um assalto. Algum tempo depois o cirurgião se deparava com o criminoso no bloco cirúrgico e, apesar dos conflitos emocionais, o profissional prestou atendimento. O caso foi elaborado a partir de um texto fictício.

Poucos minutos após a liberação dos portões para saída dos “feras”, às 11h, o estudante André Felipe Uchôa Lopes, 17 anos, se mostrou otimista com o resultado das provas. “Esse ano, não posso dizer com certeza, mas acho que vou conseguir”, afirmou que jovem que está tentando pela segunda vez o vestibular da Católica para Medicina. “O curso aqui é muito bom. Estou muito esperançoso”, complementou. Já Gabriela Gitirana, que reside em Aldeia, veio fazer o vestibular acompanhada dos pais. “Achei a prova difícil. Senti dificuldades. Já participei dos vestibulares da Estácio, Faculdade Boa Viagem e fiz o Enem também. Passei nas duas faculdades, mas quero ficar na Católica”, disse a estudante que está concorrendo a uma vaga no curso de Psicologia.

Enquanto os “feras” faziam as provas no bloco G, os pais e acompanhantes tiveram a oportunidade de participar de uma programação especial na biblioteca. Eles foram recepcionados com uma café da manhã e em seguida puderem escolher entre as atividades oferecidas, a exemplo de pilates, avaliação metabólica, reabilitação labiríntica, triagem auditiva e roda de diálogo. Também receberam informações sobre bolsas, financiamentos, matrícula, intercâmbio e chás medicinais.

A programação foi organizada de maneira voluntária pelos professores, alunos e funcionários da Unicap. A ex-aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ivânia Tavares, veio de Vitória de Santo Antão acompanhar a irmã que tenta uma vaga em Medicina. Ela aproveitou para fazer uma avaliação auditiva. Uma cabine com equipamentos usada nas aulas foi montada na biblioteca para realizar os atendimentos. “Achei ótimo porque ajuda a passar o tempo. Nós que não moramos no Recife acordamos muito cedo para chegar a tempo e é muito chato esperar sem fazer nada”, disse. Os acompanhantes e candidatos também foram recepcionados pelo MPB Unicap. O músico Percy Marques e a cantora Maria Luiza, aluna do curso de Publicidade e Propaganda, fizeram um show exclusivo para o momento.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL