Intervenção

Ação do Abraço do Paço reúne amantes do frevo

Redução das atividades no Paço do Frevo reuniu um grupo de amantes do patrimônio imaterial, em busca de reafirmar a sua importância para a cidade

Publicado em: 02/12/2018 17:20 | Atualizado em: 02/12/2018 18:07

Coletivo do Frevo organizou apresentações e diversas ações em frente ao Paço do Frevo. Foto: Débora Eloy / DP
Com o intuito de afirmar o frevo como patrimônio imaterial do estado de Pernambuco, foi criado o Coletivo do Frevo, grupo reúne representantes das mais diversas vertentes do ritmo, que inclui músicos e dançarinos para a realização de uma ação em frente ao Paço do Frevo, no bairro do Recife.

As atividades do Abraço do Frevo tiveram início às 16h deste domingo com apresentação de blocos líricos, passistas e orquestras de frevo. “Essa ação tem o intuito de salvaguardar esse ritmo tão importante para o estado. Não estamos falando de estrutura predial, estamos falando de um patrimônio histórico e imaterial”, aponta uma das organizadoras do evento e representante do comitê Gestos de Salvaguarda do Frevo Maria Flor.

Orquestras, passistas e blocos líricos estiveram presentes. Foto: Débora Eloy / DP
Além das apresentações também acontecem oficinas, palestras, rodas de diálogos, entre outras atividades envolvendo não só convidados como o público em geral que se reuniu para prestigiar a ação.

A organização do evento surgiu após a redução de atividades recorrentes no Paço do Frevo devido ao término da contratação da Prefeitura do Recife com a administradora IDG, acarretando na demissão da equipe administrativa. De acordo com a PCR, o espaço voltaria com a sua programação normal já a partir deste sábado.

Por outro lado, segundo Maria Flor, as atividades ainda não normalizaram no Paço. “O primeiro e o segundo andar não estão funcionando. Somente o térreo, com a linha do tempo, e o terceiro andar, sem as ações, estão abertos ao público. Outro fator é que o elevador não está funcionando”, aponta.

Dayse Correia afirma que ação de proteção do frevo deve ocorrer o ano todo. Foto: Débora Eloy / DP
Por isso, a realização das atividades em frente ao Paço. Valéria Vicente, que também faz parte da organização e que compõe o Coletivo do Frevo, ressalta a importância do espaço para a cidade. “As ações devem continuar. Nosso intuito é pressionar a prefeitura para acelerar as contratações e voltar com as atividades de salvaguarda do frevo. As aulas e exposições não estão acontecendo e isso tão próximo do carnaval”, explica.

Para quem está de fora, o trabalho dos organizadores reflete a necessidade de toda a cidade. “Não existe um espaço parecido com esse em nenhum lugar e isso não deve acabar. Esta ação é importante para enfraquecer o descaso com o Paço. É preciso cuidar do frevo não só no carnaval, mas no ano inteiro, independentemente da época do ano”, revela a bancária Dayse Correia.
 
Arrastão do Frevo

Como acontece todo primeiro domingo do mês, a Prefeitura do Recife organizou um Arrastão do Frevo pelas ruas do Recife Antigo. Entre outras coisas, para afirmar o compromisso da entidade com o principal símbolo da cidade.

Além da ação nas ruas do Recife Antigo, acontece ainda, neste domingo a ação do Caixa de Natal, com um show da paraibana Elba Ramalho, conhecida por ser uma das principais intérpretes de frevo em todo o país.

Elba sobe ao palco junto com o coral do Pró-Criança, na Caixa Cultural. No repertório estão, além das músicas que são símbolo do estado, cantigas de natal. Também estará no palco, o guitarrista Paulo Rafael.

A 5ª edição da Caixa de Natal terá apresentações em um palco montado em frente ao prédio da Caixa Cultural, assim como em suas janelas. As apresentações devem durar cerca de 1h40.
 
TAGS: frevo | acao | paco | recife | patrimonio |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL