Vestibular

Limites e diferenças entre corpo são e o culto à beleza foi tema da redação da UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE) realizou, neste domingo, o primeiro dia de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação 2019 (SSA 3)

Publicado em: 18/11/2018 15:21 | Atualizado em: 18/11/2018 15:40

 (Da esquerda para a direita, estão Vitória Ribeiro, Beatriz Albuquerque e Ana Karolina Teixeira. Todas fizeram as provas neste domingo)
Da esquerda para a direita, estão Vitória Ribeiro, Beatriz Albuquerque e Ana Karolina Teixeira. Todas fizeram as provas neste domingo

O tema da redação no primeiro dia de provas da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação 2019 (SSA 3), da Universidade de Pernambuco, foi “Limites e diferenças entre corpo são e culto à beleza”. Vitória Ribeiro, 18 anos, foi uma das 11.160 inscritas para um dos vestibulares mais concorridos do estado. Ela disputa uma vaga para o curso de enfermagem, chegou ao local das provas, na Escola Politécnica de Pernambuco, onde tem a maior concentração de candidatos (1.133), por volta das 7h, quase uma hora antes de serem fechados os portões. Não quis correr o risco de se atrasar ou faltar, como outros 1.065 (9,54%) candidatos que não compareceram aos locais dos testes.


Como muitos estudantes e (até mesmo concorrentes), Vitória respondeu a questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, filosofia, além de fazer a redação, cujo tema foi “Limites e diferenças entre o corpo são e o culto à beleza”. A parte mais difícil das avaliações do dia, segundo ela, foi a de matemática. Os gabaritos já podem ser consultados. Na redação, por outro lado, ela demonstrou ter uma opinião formada sobre o tema. “Há um limite entre o corpo são e o culto à beleza. O mundo atual cultua a beleza cada vez mais, está muito exigente, e nem sempre beleza é sinônimo de saúde. A atriz Marilyn Monroe tinha suas dobrinhas, nos anos 60, e era muito bonita. Hoje, se fazem tantas exigências à beleza que vemos cada vez mais absurdos e exageros, pessoas fazendo cirurgias arriscadas em nome da beleza. O corpo são tem a ver com alimentação, exercícios, bem-estar”, declarou.

Nesta segunda-feira (19), no segundo dia do processo seletivo, os inscritos farão provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. São oferecidas 1.740 vagas em 55 cursos de graduação. Em cada um dos cursos, 20% das vagas são reservadas para estudantes cotistas. Os locais de provas estão distribuídos em 19 prédios nos municípios de Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada. O que abriga maior quantidade de candidatos é o prédio A do Campus Mata Norte da UPE, com 1.219 pessoas. No Recife, a Escola Politécnica de Pernambuco, na Rua Benfica, Madalena, concentra a maior quantidade de inscritos da Região Metropolitana do Recife (RMR) com 1.133 candidatos.

O curso mais concorrido, no sistema universal, é o de medicina, oferecido no campus da UPE em Serra Talhada, com 39,75 candidatos na disputa por uma vaga. No ano passado, foi também o mais disputado com 27,12 concorrentes por vaga. No sistema de cotas, o de maior concorrência para o ano de 2019 é o curso de odontologia, em Arcoverde, com 32 feras por vaga. Para 2018, a disputa foi ainda maior: 36,50.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL