luto

Internado há cinco dias, professor e arquiteto Luis de La Mora morre aos 74 anos

De La Mora estava com um câncer no intestino, que se espalhou por outros órgãos vitais

Publicado em: 17/11/2018 12:35

Em junho deste ano, o professor recebeu o título de cidadão recifense. Foto: Facebook/Reprodução

O professor e arquiteto Luis de La Mora faleceu por volta das 19 horas desta sexta-feira (16), aos 74 anos, devido a complicações decorrentes de um câncer metastático, que se iniciou no intestino. De La Mora estava internado desde o último domingo (11), no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças. O velório foi realizado no início da manhã deste sábado (17) e o corpo será cremado a partir das 13h no cemitério Morada da Paz, em Paulista. 

Para o professor de arquitetura da UFPE, Roberto Montezuma, o seu colega de profissão era uma pessoa muito amável e firme em suas convicções. "O que fica é a mensagem do papel dele na construção da inclusão social. Recife é uma cidade desigual e ele lutou para amenizar essa situação. O lema dele era reduzir essa distância, e a sua luta foi toda assim", afirma Montezuma. 

A diretoria pernambucana do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB PE) divulgou uma nota lamentando o falecimento de Luis de la Mora. "Sociólogo, pesquisador em desenvolvimento urbano e militante pelo direito à cidade, teve atuação determinante na definição das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS), voltando sua atuação à inclusão social e urbana dos habitantes das comunidades menos favorecidas do Recife, e colocando seus conhecimentos sempre à serviço da sociedade. Nascido no México, fez do Recife seu lugar de atuação e de luta desde 1974. Seu compromisso social e urbano fica como grande legado para nossa cidade, e sua atuação como exemplo de nobreza e de luta por uma sociedade mais humanizada e solidária", diz a nota de pesar. 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) também se pronunciou. Através de nota, o Conselho diz que o professor "será sempre uma grande e inigualável referência na defesa das cidades, patrimônio de todos que compreendem a importância do território para o desenvolvimento urbano". E continua: "O CAU/PE se solidaria com família e todos que entendem que a sua morte, neste 16.11.2018, deixa uma lacuna ímpar em defesa de cidades mais inclusivas e melhores para todos". 

Legado 
Nascido no México, onde estudou arquitetura, filosofia e sociologia, Luis de La Mora atua na capital pernambucana desde 1974, quando vinculou-se à UFPE. Na Universidade, ele desenvolveu a pós-graduação em Desenvolvimento Urbano, e nos anos 1980, integrou a equipe da assistência a lideranças para elaboração do Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) na Assembleia de Bairros. Durante sua trajetória, ele também fez parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e foi diretor da Secretaria de Habitação de Pernambuco. No dia 15 de junho deste ano, o professor recebeu o título de cidadão recifense, durante sessão solene na Câmera Municipal do Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL