investimento

Forte das Cinco Pontas recebe novo projeto de iluminação

Fortaleza situada no Centro do Recife recebeu ontem o sistema de iluminação que já é usado no Cristo Redentor, no Rio, e muda de acordo com datas festivas

Publicado em: 27/11/2018 10:14

Iluminação realçou a beleza da edificação, cujo visual é prejudicado por viaduto. Foto: Marina Curcio/ESP. DP
O Forte das Cinco Pontas passou a contar com um novo sistema de iluminação que permite a troca de tonalidades de cores de acordo com as datas comemorativas, a exemplo do Novembro Azul e também de eventos sociais, quando a iluminação pode acompanhar os diversos ritmos das músicas executadas. O projeto foi financiado pelo Grupo Neoenergia em parceria com a Prefeitura do Recife, que ficará responsável pela manutenção. O investimento foi de R$ 480 mil. O novo sistema é o mesmo instalado no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e em outros monumentos nacionais. O Cinco Pontas, tombado como patrimônio nacional desde 1938, concorre com outras 18 fortalezas brasileiras ao título de Patrimônio Mundial pela Unesco.

“Essa nova iluminação coloca o Forte das Cinco Pontas na categoria de outros grandes monumentos mundiais, que também estão disputando o título da Unesco de patrimônio mundial”, ressaltou Betânia Corrêa, diretora do Museu da Cidade, que funciona dentro da fortaleza desde a década de 1980. Ela também chama atenção da importância de uma boa iluminação. “A forma como a luz incide no ambiente pode ressaltá-lo ainda mais e, no caso do Cinco Pontas, prejudicado pelo viaduto que passa na frente do forte, a iluminação é um recurso a mais”, apontou.

A importância histórica e cultural da edificação foi determinante na escolha do forte para implantação do projeto. “Desde 2016, que nós estamos conversando com a direção do museu, que se mostrou muito receptiva para implantação do projeto”, afirmou a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, lançado, ontem, no Recife junto com a inauguração da nova iluminação.

Com o novo sistema, a fachada passou a contar com 66 projetores de luz e os postes instalados no jardim da edificação também receberam lâmpadas eficientes. “Todo o sistema foi feito em LED e prevê uma economia de energia superior a 30%”, destacou o presidente da Celpe, Antônio Carlos Sanches.

Outro importante marco nacional, a Cruz de Cabrália, na Bahia, também teve o sistema de iluminação revitalizado. O monumento localizado no Ilhéu de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Calábria, homenageia a chegada dos portugueses ao Brasil. O Instituto Neoenergia também participa do projeto de revitalização da Fortaleza de Barra Grande, no Guarujá, litoral de São Paulo. “Todas as fundações do Grupo Iberdrola se orientam pelo mesmo Plano Diretor e os principais objetivos são para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e o desenvolvimento sustentável”, revelou Ramon Castresañas, representante da Fundación Iberdrola.

O Forte
Construído na Ilha de Antônio Vaz (atual bairro de São José), em 1630, pelos holandeses, a fortaleza tinha a finalidade de assegurar o suprimento de água e proteger o Recife contra a ação de piratas e invasores. Originalmente ela foi batizada de Frederik Hendrik, em homenagem ao príncipe holandês, mas devido ao formato pentagonal ficou mais conhecida como Cinco Pontas. Mesmo após a reforma feita pelos portugueses no século 17, a estrutura de quatro pontas continuou a ser chamada pelo nome que já tinha.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL