Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Padre João Carlos lança livro de inspiração mariana no Recife

Religioso já possui 15 CDs gravados e já fez mais 1,2 mil shows, além de comandar um programa de rádio

Publicado em: 08/10/2018 08:46 | Atualizado em: 08/10/2018 08:51

Imagem: Diario de Pernambuco/Arquivo

O padre João Carlos Ribeiro vai fazer o lançamento de mais um livro, para alegria dos que acompanham seu ministério. Nesta segunda-feira (8), às 10h, o salesiano apresenta o livro “Bem-Aventurada”, na Livraria Paulinas, com meditações bíblicas sobre Nossa Senhora, letras de canções e orações marianas.

O livro tem a mesma identidade visual de seu último CD (com o mesmo título), uma coletânea de músicas marianas de sua autoria, lançado no final de julho, no Recife. “É um complemento do CD, para aprofundar a reflexão sobre a presença e a importância de Maria no projeto de salvação de Deus”, diz o padre.

As meditações bíblicas contidas no livro refletem e rezam sobre textos do Evangelho segundo São Lucas. No bloco de orações, o livro traz práticas de devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, a oração do Rosário e o ofício da Imaculada Conceição.

O arcebispo emérito de Maceió, dom Edvaldo Amaral, escreveu o prefácio. Segundo o bispo, também salesiano, a obra “nos ajudará bastante a conseguirmos este belo objetivo de nossa vida cristã, ‘amar Jesus’, e com este mesmo amor, amar também nossa mãe maior, a bem-aventurada”.

Padre João Carlos vive, profeticamente, o lema escolhido há 35 anos para seu ministério sacerdotal:  "Eis-me aqui, Senhor, envia-me" (Is 6,8). Seu espírito missionário lança-o pelos desafios da evangelização que deve chegar cada vez mais longe, seja por meio das músicas, dos livros, dos shows ou dos programas de rádio – um deles, veiculado em Boston, nos Estados Unidos.

Com o lançamento do livro “Bem-Aventurada”, padre João Carlos chega à casa dos fiéis católicos da Arquidiocese de Olinda e Recife e de todo o Brasil com o mesmo carisma da boa comunicação que exerce na realização dos 15 CDs gravados por ele, dos mais de 1,2 mil shows e dos programas de rádio que comanda.

Após o lançamento do livro “Bem-Aventurada” na Livraria Paulinas, padre João Carlos Ribeiro preside celebração eucarística na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, às 11h.

Diario - Como surgiu no seu coração a ideia de lançar um CD e um livro de inspiração mariana?
Pe. João Carlos - A ideia de reunir canções marianas num só CD veio da Ir. Ivonete, diretora da Livraria Paulinas do Recife. Em cada um dos meus 11 CDs, sempre dediquei uma faixa a um tema mariano. Assim, o CD Bem-Aventurada é uma coletânea de canções de minha autoria gravadas em álbuns anteriores. Sempre havia a sugestão de, ao lado de um CD, publicar também um livro desenvolvendo a mesma temática. Fiz isso no segundo trabalho, com um fascículo indicando dinâmicas para utilização das músicas. Neste, distribuímos o conteúdo em três partes: meditações bíblicas sobre Nossa Senhora, orações marianas e canções do CD Bem-aventurada.
Diario - O que sustenta o senhor nesta caminhada de tantos anos de evangelização com suas músicas e com seus livros?
Pe. João Carlos - Com a música, com o rádio, com as redes sociais, vou sempre atuando como educador da fé, anunciando o evangelho e oferecendo elementos para uma vida cristã de seguimento de Jesus. Nem sempre se consegue, mas essa é a direção do meu trabalho. No caminho, juntamos outras forças na mesma direção, particularmente o povo que se organiza na Associação Missionária Amanhecer.

Diario - O que o senhor espera daqueles que ouvem suas canções e leem seus livros?
Pe. João Carlos - Bom, do ponto de vista do CD e Livro Bem-Aventurada, a preocupação maior é o estímulo a uma frutuosa devoção mariana, centrada no mistério de Cristo, na imitação das virtudes de Maria e na confiança em Deus experimentada na sua intercessão.

Diario - Qual o retorno que o senhor tem das reflexões diárias do Evangelho que são divulgadas nas rádios e pelas mídias sociais?
Pe. João Carlos - A Meditação da Palavra do Senhor vai para três anos de envio regular pelo whatsapp e outras redes sociais. Não se tem a conta do número de pessoas que recebem e repassam-na, diariamente. Com o núcleo de comunicação da AMA, disparamos, na primeira mandada, um pouco mais de 35.000. Daí pra frente, as pessoas começam a repassar... No programa de rádio, diariamente, colocamos um depoimento dos que nos chegam. Há testemunhos que realmente emocionam e nos animam a manter esse serviço, com todo empenho. No geral, as pessoas dizem que começam a entender melhor o evangelho e se sentem acompanhadas numa caminhada de maior adesão a Cristo e à Igreja.

Diario - Quando foi que o senhor lançou seu primeiro livro, quantos já foram lançados e quando virá o próximo?
Pe. João Carlos - Paulinas publicou um livro meu em 2003: Curso Bíblico – O livro da Missão, sobre os Atos dos Apóstolos, resultado de um curso que conduzi no rádio naquele período.  Outras publicações são capítulos ou temas desenvolvidos em coletânas, como recentemente no Livro “Sal da Terra e Luz do Mundo”, da Loyola. De em quando, o povo que recebe a Meditação me sugere publicar um livro com algumas delas. Quem sabe...
TAGS: padre | joao | carlos | lanca | livro | religiao | recife | igreja |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL