Diario de Pernambuco
Busca

festa

Centenário da Assembleia de Deus bate recorde de público da Arena de Pernambuco

Celebração recebeu mais de 57 mil pessoas, quebrando o recorde anterior de 51.350 visitantes

Publicado em: 21/10/2018 15:17 | Atualizado em: 21/10/2018 17:34

Cerimônia contou com momentos como uma apresentação em referência a chama pentecostal, uma das características da igreja: Foto: Cortesia

Um dia marcado, pela representação da fé, da história e da tradição. A igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco realizou na noite deste sábado (20), uma celebração em comemoração aos cem anos de existência no estado, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Considero um dos momentos mais importantes para os membros da instituição, a comemoração do centenário reuniu tantos fiéis, que bateu o recorde de público do estádio. Ao todo, 57.721 pessoas compareceram ao evento iniciado há um ano. A marca anterior era de 51.350 pessoas, obtida no início dos festejos, em outubro de 2017.

Conduzida pelo pastor presidente, Aílton José Alves e pelo corpo de obreiros da instituição, a cerimônia teve inicio às 15h com uma abertura repleta de louvores e ministrações. Subiram ao palco principal nomes como os cantores Josafá, Amanda Wanessa, Mayra Carvalho, Aline Irineu, a dupla Canção e Louvor e Eliã Oliveira, interprete da canção oficial do centenário. A cerimônia contou com a presença de diversos ministros do Brasil e do mundo como o pastor presidente da Assembleia de Deus da Espanha, Juan Carlos Escobar e de autoridades como o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Um coral com 2.100 mil vozes e uma orquestra com mais de 200 músicos também abrilhantaram a festa. 


Apontado pela maioria dos fiéis como um pontos mais emocionantes da comemoração, a celebração foi marcada por uma apresentação dedicada a trajetória da igreja no estado, com a representação da Chama Pentecostal, uma das características da entidade. A montagem exibiu as diversas etapas da instituição durante os cem anos, e contou com a participação dos atuais diretores e de membros da família dos fundadores da igreja, os missionários Joel Carlson e Signe Carlson, como Ruth Carlson, de 92 anos, filha do casal. 

Evento recebeu fiéis de todo o estado. Foto: Rafael Brasileiro/Divulgação

Para o estudante de direito, Rafael Souto Maior, de 24 anos, membro da igreja desde os 20, o centenário representa um ciclo de dedicação, trabalho, conquistas e obras. "Este evento é nada mais que a representação de todo esforço e trabalho daqueles que dedicaram suas vidas a igreja em Pernambuco. Durante esses 100 anos, homens e mulheres escolhidos por Deus entenderam o propósito de suas vidas, que além de dificuldades e limitações humanas, continuaram levando a palavra com amor e responsabilidade por todos as terras pernambucanas", afirmou o universitário. 


Ainda segundo Rafael, a celebração foi um das ocasiões mais especiais desde a sua convenção, principalmente por poder participar da festa como um dos integrantes do coral e também conhecer a história da igreja centenária. "Todos os presentes puderam ver o quão lindo e emocionante foi o nosso aniversário. Ver os homenageados das famílias de pioneiros da igreja, demonstrando toda trajetória de luta, de preservação da doutrina, de vitórias para chegarmos até aqui, é sem dúvidas magnífico. Tudo isso, é a misericórdia de Senhor que com sua graça imerecida tem nos ajudado e sustentado até hoje", completou o o jovem. 


Para viabilizar a celebração, um forte esquema de organização e mobilidade foi montado e contou com o auxílio de cerca de três mil voluntários. A comemoração recebeu o apoio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Grande Recife Consórcio de Transporte e CBTU. Ao todo, 1.138 ônibus se deslocaram de todo o Estado trazendo fiéis para participar da festa. Devido à quantidade de pessoas no estádio, foram montados três postos de saúde, com o apoio de 5 ambulâncias equipadas com UTI. 

 

História 

Fundada em outubro de 1918, através dos missionários suecos Joel Carlson e Signe Carlson, a igreja possui atualmente membros e filiais em todas as cidades pernambucanas. Além de atividades religiosas e missionárias, a igreja administra também projetos sociais por todo o estado como o ''Projeto Samuel'', que atende mais de 4 mil crianças na RMR com atividades extra-curriculares e o CERELF, em Petrolina, que atua na recuperação de dependentes químicos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL