Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital Português comemora 163 anos nesta quarta

Unidade de saúde celebra a data com missa, solenidade e homenagens

Publicado em: 11/09/2018 11:21 | Atualizado em: 11/09/2018 11:27

Imagem: Arquivo/DP
“Temos orgulho em poder participar ativamente do crescimento da saúde em Pernambuco”, com essa frase o Provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa, resume a trajetória de sucesso do maior complexo hospitalar do Norte e Nordeste. As comemorações pelos 163 anos ocorrem no próximo dia 12 de setembro, com uma programação festiva.

O ano de 2018, em particular, foi marcado por grandes investimentos, tanto em edificações como na parte tecnológica. O RHP inaugurou, ainda no primeiro semestre, o novo edifício Santo Antônio, com 10 pavimentos, 13 mil metros quadrados de área construída, abrigando o maior parque de hemodiálise de Pernambuco, o serviço de Nefrologia, além de leitos de UTI, hospital dia e enfermarias com foco nos transplantes de rim, coração, medula óssea e fígado.

Destaque também para a Escola de Saúde, obra orçada em R$ 15 milhões, que inicia as operações neste segundo semestre, com o curso de técnico de enfermagem.

O parque tecnológico está sendo ampliado com a aquisição de novos equipamentos como duas ressonâncias magnéticas ultramodernas, mais dois PET-Scans, aparelhagem de ponta para diagnóstico e estadiamento do câncer, além de um acelerador linear para radioterapia.

Investimentos que ultrapassam os R$ 25 milhões. “Estamos sempre buscando inovação para oferecer o melhor aos nossos pacientes. E nossos esforços também caminham no sentido de garantir uma assistência de qualidade e segura, com padrão de atendimento validado pela organização internacional JCI (Joint Commission International)”, afirma o Provedor.

Para comemorar os 163 anos e agradecer por todas estas conquistas, o Real Hospital Português celebra uma Missa de Ação de Graças com condução do Arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido e do Capelão do RHP, Frei Paulo Sérgio.

A Sessão Solene será realizada no Salão Nobre, às 10h, sob o comando do Provedor Alberto Ferreira da Costa e Diretoria. Neste ato, são esperadas várias autoridades, com presenças confirmadas do Ministro da Saúde Gilberto Occhi e do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

O renomado cirurgião do aparelho digestivo, Joaquim Gama, professor da Faculdade de Medicina da USP, será o orador e falará sobre “A Instituição Hospitalar como Cristalizadora da Solidariedade Humana – História e Importância na Modernidade.

Haverá ainda as homenagens com a entrega da Comenda de Excelência Médica do Real Hospital Português ao oncologista pediátrico Francisco Pedrosa, que chefia o serviço de Oncopediatria do RHP. Além da outorga da Medalha de Ouro da Instituição ao Ministro da Saúde, aos empresários Domingos da Silva Moreira e Cyro Ferreira da Costa e ao industrial Ricardo Brennand.

HISTÓRIA - O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco foi fundado em 1855, pelo médico português José D'Almeida Soares Lima Bastos, então presidente do Gabinete Português de Leitura, como centro de resistência para tratar as vítimas da epidemia de cólera que assolava o país.

Hoje é considerado o mais completo centro de excelência médica do Norte e Nordeste do Brasil, sendo o de maior complexidade e o mais bem equipado destas regiões, nos serviços médicos e na hotelaria que oferece aos clientes.

SAIBA MAIS
Área construída – mais de 130 mil m2
Número de leitos – 850
Número de médicos – 1.200
Número de funcionários – 5.600
Atendimentos de emergência/mês – 15 mil
Internamentos/mês – 2.500
Números de cirurgia/mês – 1.400
Atendimentos beneficentes/mês – de 12 a 15 mil
 

Serviço:
O que: Aniversário de 163 anos do Real Hospital Português
Quando: 12 de setembro
Onde: Real Hospital Português
Hora: A partir das 9h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL