EDUCAÇÃO

Projeto leva aula de História para Praça de Casa Forte neste domingo

Em sua nona edição, o projeto História ao Ar Livre vai apresentar 'Uma História sobre mulheres'; Professora Júlia Ribeiro irá conduzir a aula

Publicado em: 03/06/2018 09:40 | Atualizado em: 03/06/2018 11:22

Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)

Utilizar o espaço público como ferramenta de ensino, saindo das tradicionais salas de aula, parece uma forma capaz de enriquecer e dinamizar o aprendizado. Com dois banquinhos, um microfone, dois violões e uma caixa de som, os professores de História Rodrigo Bione e Luiz Paulo Ferraz levam o projeto História ao Ar Livre para as ruas do Recife. Neste domingo (3), a partir das 15h, a Praça de Casa Forte será o cenário para a aula "Uma História sobre mulheres". 

A iniciativa, que chega à sua nona edição, já ocupou diversos espaços da cidade, como o Parque Dona Lindu, o Parque da Jaqueira, a Rua da Aurora, Praça do Derby, Parque Treze de Maio. "Vivenciar o espaço público é uma das coisas mais importantes de ser cidadão", ressalta o professor Luiz Paulo Ferraz, um dos idealizadores do projeto. Ele conta que em outras edições muitos participantes nunca haviam parado e sentado nos lugares. Além da vivência no espaço público, a ideia é que seja uma aula para para todos que se interessam em aprender História, não só para alunos de vestibular.

Nesta edição, uma novidade: a professora de História Júlia Ribeiro irá conduzir a aula. Aproveitando o tema, Júlia vai adentrar no universo das personalidades femininas de resistência na história de Pernambuco, como Dandara e as heroínas de Tejucupapo. Além de abordar o surgimento do movimento feminista, traçando um paralelo com a mulher contemporânea, no século 21. Para enriquecer o debate, ela contará com a participação de mulheres convidadas, desde estudantes, professoras a representantes de movimentos e coletivos feministas.

"As mulheres foram negligenciada por muito tempo ao longo da história. Então, é muito importante reconhecer o papel delas, sob o ponto de vista de uma professora mulher e de várias convidadas que estarão presentes no domingo", assegura Luiz Paulo. 

Para participar, é simples: só chegar. Os professores recomendam que os participantes levem cangas ou esteiras para se acomodarem no chão da praça e melhor aproveitarem a tarde domingo. 

Representatividade e arte

A exposição "Elas", que reúne ilustrações e fotografias sobre mulheres, também vai fazer parte desta edição especial. O material é produzido por Nina Xará, Carlos Ernandes, Beatriz Menezes, Ivson Silva e Amanda Reis, todos jovens de 17 a 19 anos. Ainda serão vendidas peças das lojas ‘Deletadas’ e ‘Nativus’, criadas por estudantes. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL