Patrimônio
AIP denuncia invasão da torre de transmissão da antiga TV Manchete
Publicado em: 11/06/2018 16:33 | Atualizado em: 11/06/2018 16:37
A Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP) denuncia a invasão da torre de transmissão da antiga TV Manchete, em Olinda, fato ocorrido no último sábado (9). A torre encontra-se em processo de tombamento como patrimônio histórico-arquitetônico do município de Olinda.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Manchete iniciou suas atividades em 5 de junho de 1983, tendo o projeto arquitetônico solicitado por Adolpho Bloch que contratou o renomado arquiteto para elaborar os projetos dos complexos da emissora no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco.
A ocupação coloca em risco a preservação da memória da imprensa pernambucana e agride um importante patrimônio arquitetônico e cultural, que em agosto de 2017 teve processo de tombamento aberto pela Fundarpe, a pedido da AIP.
Sem representante da massa falida da extinta Manchete no Estado, a Associação da Imprensa de Pernambuco aguarda posição da Prefeitura de Olinda e da Fundarpe sobre o cumprimento da legislação de preservação.
A AIP poderá requerer a guarda, caso o Estado ou a Prefeitura disponibilize segurança.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS