Diario de Pernambuco
Busca

Solidariedade

Arquitetura focada na vida real

Livro de José Roberto Gouveia trata da cumplicidade fundamental entre arquiteto e cliente na criação de uma casa contemporânea

Publicado em: 02/05/2018 11:23 | Atualizado em: 02/05/2018 11:30

Na obra, o arquiteto enfatiza algumas questões que envolvem esse processo entre arquiteto, projeto e cliente. Foto: Divulgação

Para chegar ao projeto final de uma casa que já foi tão sonhada, é bom procurar a ajuda de um arquiteto. Atentar-se à escolha do profissional é importante para não ter contratempos. Conversa e empatia são pontos-chaves para que o especialista possa entender tudo o que foi desejado. O livro Arquitetura para a vida das pessoas, que será lançado hoje, em Boa Viagem, pelo arquiteto José Roberto Gouveia, fala sobre a sintonia que deve existir entre cliente e profissional. Parte da renda será destinada ao Lar Rejane Marques.

Segundo Gouveia, transpor o estilo próprio de cada pessoa em um ambiente é uma das premissas da constituição de um espaço do indivíduo e de sua família. O desenvolvimento deste universo particular compõe o processo de interação entre os envolvidos, para o planejamento de uma identidade particular. 

O livro foi escrito durante um ano, mas para realizar o projeto, o autor levou cerca de seis anos construindo uma coletânea de apontamentos. Na obra, o arquiteto enfatiza algumas questões que envolvem esse processo entre arquiteto, projeto e cliente. Para o autor, a conjunção de textos organizados e editados ao longo de sua trajetória na arquitetura lança luz sobre realidades comuns nesta relação quando o profissional é contratado. 

“O livro procura sintetizar informações simples, intuitivas, faladas no cotidiano. A obra pode resultar num maior estreitamento entre o arquiteto e o cliente, permitindo ao contratante compreender um pouco mais o ofício, o papel e as responsabilidades do profissional, bem como sua própria posição e responsabilidade nas decisões do projeto”, destaca o autor.

Com uma abordagem coloquial, Arquitetura para a vida das pessoas traz, em linhas gerais, uma síntese dessa experiência entre profissional e seus contratantes. Uma das preocupações do autor, contudo, é não abarcar todo o assunto relacionado à questão na publicação, mas esclarecer alguns pontos que vão influenciar no projeto a ser executado na construção da casa. 

Para o arquiteto, o trabalho é urgente. “O livro surgiu de uma demanda que eu via nos outros e em mim. Eu escrevi o que eu queria ler. É dedicado ao cliente, mas que pode ser consultado por um profissional”, esclarece.

SOLIDARIEDADE
No dia do lançamento, 30% da venda serão destinados ao Lar Rejane Marques, organização, que abriga crianças em situação de risco. Criada há 10 anos, no bairro de Campo Grande, é o único abrigo do Recife para crianças com deficiência, vítimas de violência, abandono, negligência familiar e vulnerabilidade social. 

O local acolhe menores de zero a 10 anos encaminhados pelo Juizado da Capital e Conselhos Tutelares, com algum tipo de incapacidade, física ou mental, que ganham moradia, assistência social, reforço escolar, atendimento médico e psicológico. A entidade já acolheu 189 crianças. Dessas, 40% foram reintegradas à família. As demais foram encaminhadas a outras instituições, quando atingiram a maioridade, ou adotadas. 

Hoje, o lar busca novos parceiros, apoio de voluntários e doações para manter as suas atividades. Corre risco de fechar as portas por causa da redução dos auxílios fixos de empresas pernambucanas.

Serviço

Lançamento do livro Arquitetura para a vida das pessoas
Quando: hoje, das 19h às 22h
Onde: Vivere Casa, Avenida Conselheiro Aguiar, 3114, Boa Viagem
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL