Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Solidariedade

Arquitetura focada na vida real

Livro de José Roberto Gouveia trata da cumplicidade fundamental entre arquiteto e cliente na criação de uma casa contemporânea

Publicado em: 02/05/2018 11:23 | Atualizado em: 02/05/2018 11:30

Na obra, o arquiteto enfatiza algumas questões que envolvem esse processo entre arquiteto, projeto e cliente. Foto: Divulgação

Para chegar ao projeto final de uma casa que já foi tão sonhada, é bom procurar a ajuda de um arquiteto. Atentar-se à escolha do profissional é importante para não ter contratempos. Conversa e empatia são pontos-chaves para que o especialista possa entender tudo o que foi desejado. O livro Arquitetura para a vida das pessoas, que será lançado hoje, em Boa Viagem, pelo arquiteto José Roberto Gouveia, fala sobre a sintonia que deve existir entre cliente e profissional. Parte da renda será destinada ao Lar Rejane Marques.

Segundo Gouveia, transpor o estilo próprio de cada pessoa em um ambiente é uma das premissas da constituição de um espaço do indivíduo e de sua família. O desenvolvimento deste universo particular compõe o processo de interação entre os envolvidos, para o planejamento de uma identidade particular. 

O livro foi escrito durante um ano, mas para realizar o projeto, o autor levou cerca de seis anos construindo uma coletânea de apontamentos. Na obra, o arquiteto enfatiza algumas questões que envolvem esse processo entre arquiteto, projeto e cliente. Para o autor, a conjunção de textos organizados e editados ao longo de sua trajetória na arquitetura lança luz sobre realidades comuns nesta relação quando o profissional é contratado. 

“O livro procura sintetizar informações simples, intuitivas, faladas no cotidiano. A obra pode resultar num maior estreitamento entre o arquiteto e o cliente, permitindo ao contratante compreender um pouco mais o ofício, o papel e as responsabilidades do profissional, bem como sua própria posição e responsabilidade nas decisões do projeto”, destaca o autor.

Com uma abordagem coloquial, Arquitetura para a vida das pessoas traz, em linhas gerais, uma síntese dessa experiência entre profissional e seus contratantes. Uma das preocupações do autor, contudo, é não abarcar todo o assunto relacionado à questão na publicação, mas esclarecer alguns pontos que vão influenciar no projeto a ser executado na construção da casa. 

Para o arquiteto, o trabalho é urgente. “O livro surgiu de uma demanda que eu via nos outros e em mim. Eu escrevi o que eu queria ler. É dedicado ao cliente, mas que pode ser consultado por um profissional”, esclarece.

SOLIDARIEDADE
No dia do lançamento, 30% da venda serão destinados ao Lar Rejane Marques, organização, que abriga crianças em situação de risco. Criada há 10 anos, no bairro de Campo Grande, é o único abrigo do Recife para crianças com deficiência, vítimas de violência, abandono, negligência familiar e vulnerabilidade social. 

O local acolhe menores de zero a 10 anos encaminhados pelo Juizado da Capital e Conselhos Tutelares, com algum tipo de incapacidade, física ou mental, que ganham moradia, assistência social, reforço escolar, atendimento médico e psicológico. A entidade já acolheu 189 crianças. Dessas, 40% foram reintegradas à família. As demais foram encaminhadas a outras instituições, quando atingiram a maioridade, ou adotadas. 

Hoje, o lar busca novos parceiros, apoio de voluntários e doações para manter as suas atividades. Corre risco de fechar as portas por causa da redução dos auxílios fixos de empresas pernambucanas.

Serviço

Lançamento do livro Arquitetura para a vida das pessoas
Quando: hoje, das 19h às 22h
Onde: Vivere Casa, Avenida Conselheiro Aguiar, 3114, Boa Viagem
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco