Transportes

Apesar da promessa, frota de ônibus do Recife amanhece reduzida, segundo Sindicato

Rodoviários dizem que o sistema BRT só funciona com 40% dos veículos e que número de carros deve ser reduzido após 8h, poupando viagens para período da tarde

Publicado em: 28/05/2018 08:06 | Atualizado em: 28/05/2018 08:30

Terminal de Pelópidas Silveira, em Paulista
Foto: Thalyta Tavares / DP

Embora o governo do estado tenha anunciado neste domingo (27) que 100% da frota de ônubus estaria circulando nesta segunda-feira (28), o Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana (RMR) (Sttrepe) informou que apenas 60% dos coletivos estão rodando. A RMR dispõe de três mil ônibus e transporta por dia 1,8 milhão de passageiros. Desde a última quinta-feira, o transporte vem sendo racionado para evitar um colapso no setor.

 

De acordo com o Sindicaro, o sistema BRTs, estaria apenas com 40% dos seus ônibus ciculando nas ruas. A redução da frota justificaria o tumulto que acontece desde cedo no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, na RMR. "A situação é mais complicada por lá porque a maioria do usuário corre para o terminal em busca do BRT", comentou ao Diario, o presidente do Sttrepe, Benício Custódio. 


Segundo ele, desde o início dessa manhã, representantes do sindicato percorreram principais corredores de tráfego e observaram a queda na circulação de veículos. "Circulamos pela avenidas Beberibe, Norte, Caxangá e Conde Boa Vista e percebemos que são poucos coletivos, principalmente os BRts. Neste caso, estão funcionando com o esquema de domingo, que corresponde apenas 40% da frota", justificou Custódio.


O presidente do Sindicato dos Rodoviários informou ainda que a tendência será reduzir ainda mais o número de coletivos nas ruas após as 8h. "O número de passageiros está bem menor. Com certeza, depois desse horário, o número de coletivo deverá ser reduzido para retornar somente à tarde", disse.  

 

TAGS: onibus | frota | reduzida | segunda |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL