Equipamento

Obras de expansão do Cais do Sertão serão inauguradas em junho

Abertura do segundo módulo inclui café e restaurante

Publicado em: 06/04/2018 09:06 | Atualizado em: 06/04/2018 15:41

A primeira etapa do equipamento foi aberta em 2014. Foto: Blenda de Souto Maior/Arquivo DP

Considerada a maior obra do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em Pernambuco, o Cais do Sertão, no Bairro do Recife, tem previsão de ser inaugurado no fim do mês de junho. As obras do segundo módulo estão em fase de finalização e devem ser concluídas até o início de maio mas, segundo o governo do estado, serão necessárias mais algumas semanas para a montagem de todas as exposições e a conclusão dos processos licitatórios do café e do restaurante que irão funcionar no museu. A primeira etapa do equipamento foi aberta em 2014. 

O segundo módulo tem 5,5 mil m2 de área construída e contempla um auditório com capacidade para 230 lugares, cujos painéis acústicos serão revestidos por rendas de diferentes cidades de Pernambuco. “No primeiro andar, além do auditório, temos mais duas salas. Uma modulada de 444m2 e capacidade para três exposições simultâneas. Ao lado dela, mais uma sala de 146m2, com toda infraestrutura de acústica, iluminação cênica e climatização, também estará disponível para receber diferentes exposições”, detalhou a secretária-executiva do Prodetur Manuela Marinho. 

As técnicas construtivas e os materiais utilizados na elaboração do cais serão objeto de mostra fotográfica. Uma das primeiras exposições virá de São Paulo, quando sairá pela primeira vez do Museu do Futebol.

No térreo, um vão de 1,8 mil m2, de frente para o Capibaribe e o mar, poderá receber diversos tipos de eventos. “No segundo andar, também estão sendo finalizadas duas salas, uma para o acervo técnico e reuniões e outra para cursos e oficinas. No último andar, que é aberto, haverá um restaurante, cuja estrutura está pronta, com 300m2 e um jardim suspenso de 970m2 com paisagismo todo do Sertão”, disse Manuela Marinho.  

As obras de expansão do Cais do Sertão tiveram início em abril do ano passado e receberam investimentos de R$ 24 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) via Prodetur. “O Cais do Sertão já é considerado hoje pelo Trip Advisor um dos dez melhores equipamentos museológicos da America Latina”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel-PE) Felipe Carreras. 

Antes da visita guiada pelo museu, Felipe Carreras apresentou um balanço das ações feitas pelo Prodetur durante os oito anos do programa, que se encerra no mês de junho. Segundo o secretário, o Prodetur recebeu um investimento de U 125 milhões, sendo 40% contrapartida do governo do estado, e 98% desses recursos já foram executados. “Entregamos diversos equipamentos e até junho vamos entregar todas as obras que estão sendo finalizadas, como a do Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda”, disse Carreras. Entre as obras, ele citou os mercados da Flores e da Madalena, e os fortes Orange, em Itamaracá, e Santo Inácio de Loyola, em Tamandaré.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL