Educação

Projeto Sonho e Vida reúne cinco mil estudantes concluintes do ensino médio da Rede Estadual

Na ocasião, os estudantes participaram de aulões, palestras motivacionais e orientações sobre ENEM, profissões e carreiras

Publicado em: 20/04/2018 11:19 | Atualizado em: 20/04/2018 11:27

Foto: divulgação

Muitos estudantes sentem dificuldades na hora de escolher qual profissão devem seguir após o término do ensino médio. Alguns sentem até medo de enfrentar o vestibular. Outros ainda não têm nem em mente o que pretende fazer. Esse tipo de dúvida sempre surge em grande parte dos jovens e é tido como um sentimento natural quando se trata de planejar seu futuro. Para ajudar os estudantes na realização dos seus projetos de vida, a Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte, em parceria com o Grupo Tiradentes, Facipe e Accenture, realizaram, na última quinta-feira, a terceira edição do Projeto Sonho e Vida. A iniciativa, que tem a intenção de incentivar os estudantes na realização dos seus planos profissional e pessoal, promover a integração e contribuir para que se tornem protagonistas do seu futuro, contou com a participação de cerca de cinco mil estudantes do 3º ano de 52 escolas vinculadas à GRE, que lotaram o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco (CECON-PE), localizado em Olinda.

Durante a programação, os estudantes participaram de "aulões" com a professora de redação Fernanda Pessoa e o professor de matemática Darlan Cunha, além de uma palestra motivacional com o publicitário e youtuber Marcos André. Os estudantes também participaram de bate-papos, feira de profissão, receberam orientação sobre carreiras, dicas sobre bolsas de estudo, financiamentos e o programa PE no Campus. No ENEM: tá ligado? o gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Educacionais, Marinaldo Alves, tirou todas as dúvidas dos feras sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e deu orientações na hora de fazer a inscrição.

"Essa é a realização do nosso sonho para realizar o sonho dos estudantes. A gente sempre acredita que sonhos acontecem, principalmente quando colocamos em prática tudo aquilo que a gente pode fazer para vê-los realizados em vida", expressa a gerente da GRE Recife Norte, Neuza Pontes.

Os estudantes ainda puderam interagir com professores e coordenadores de cursos universitários que estavam disponíveis para tirar dúvidas sobre carreiras e profissões. "Estou me preparando bastante, não só na escola, que tem me dado total suporte, mas participando também de aulões e encontros de grupo escolar. Como pretendo cursar educação física, esse projeto me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre minha futura profissão, além de enriquecer meus conhecimentos", comenta o estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, unidade Cabugá, no Recife, Guilherme Aguiar.
 
O projeto Sonho e Vida começou em 2016 e atendeu aproximadamente 1.000 estudantes com palestras motivacionais e aulões. No ano seguinte, a ação já contabilizou cerca de cinco mil estudantes, número que se manteve este ano, em sua terceira edição. Além da parceria feita com o Grupo Tiradentes, Facipe e Accenture, o projeto contou com o apoio da Compesa, Vitarella e Empetur.
TAGS: projeto | educação | sonho | e | vida | ensino |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL