Nesta quarta

Polícia Militar fala sobre mortes de suspeito a assalto a banco em Jucati

Publicado em: 25/04/2018 06:49 | Atualizado em: 25/04/2018 07:08

A Polícia Militar faz coletiva nesta quarta-feira para apresentar resultado da operação que resultou na morte de dois suspeitos de participar do assalto ao posto bancário de Jucati, na madrugada da última terça-feira, em Jucati, no Agreste. Os assaltantes explodiram com dinamites a agência do banco e depois foram seguidos por policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). Os assaltantes reagiram e, na troca de tiros, dois homens morreram. Perseguidos, pelo menos seis foram capturados, um deles, por integrantes do GATI do 9º BPM. A entrevista com a PM acontece no Quartel do Derby, no Recife.

As buscas continuaram, pois há indícios de que a quadrilha seja composta por um número maior de assaltantes, isso, em função da quantidade de armas e carros utilizados no assalto. Após as prisões, a PM encontrou e apreendeu   farta munição. O bando portava três espingardas calibre 12; um rifle 44m e outro de 22m; duas emulsões explosivas com cordel detonante; fardamentos do Exército; toucas ninja; e cinco veículos, sendo três caminhonetes S-10; um Fiat Uno; e um Celta.

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, este ano, já foram registrados 53 investidas criminosas.  Foram 23 explosões, sete assaltos a bancos, 19 arrombamentos, dois estelionatos, um sequestro e uma invasão. Desses casos 22 foram  no Agreste, 11 no Sertão, cinco na Zona da Mata e 15 na Região Metropolitana do Recife.  
 
Combate - Para o secretário Executivo de Defesa Social e presidente da Força Tarefa Bancos, Humberto Freire, “o combate incessante à essas quadrilhas especializadas em assaltos à bancos tem tido grande êxito. A constatação está nos números que apresentamos no início do mês de abril, quando mostramos uma comparação entre aos dados colhidos no primeiro trimestre de 2017 e os obtidos no mesmo período, em 2018.  A criminalidade caiu em 47% com relação à roubos de bancos e 43% em se tratando de caixas eletrônicos”. 

O secretário informou que  em março de 2017 ocorreram  oito roubos ou furtos contra agências bancárias, enquanto que no mesmo mês desse ano a SDS registrou apenas quatro, isso,  em todo o Estado. Ao que fez ver, somente esse indicador, significa uma redução de 50% em relação ao mesmo mês de 2018. Ainda de acordo com o balanço da Secretaria, pelo menos 30 quadrilhas foram desarticuladas no ano passado e mais de 200  assaltantes especializados em assaltos a bancos e carros-fortes resultaram presos. Com a explosão da agência no município de Jucati, cerca de 11 mil habitantes (dados do IBGE-2017), ficaram prejudicados. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL