VOLUNTARIADO

ONG do Recife que alia desenvolvimento social e preocupação ecológica precisa de ajuda

Comunidade dos Pequenos Profetas atende cerca de 90 crianças e adolescente e está precisando de doações e voluntários

Publicado em: 10/04/2018 14:07 | Atualizado em: 10/04/2018 14:53

ONG atende cerca de 90 crianças e adolescente e está precisando de doações e voluntários - Foto: CPP/Divulgação

A Comunidade dos Pequenos Profetas promove diversas atividades que ajudam no desenvolvimento da cidadania dos acolhidos. Sem fins lucrativos, a ONG está localizada no bairro de São José, no Centro do Recife e, há 30 anos, acolhe jovens, de 7 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social. Com um funcionamento exclusivo na parte da manhã, a CPP, como é conhecida, atende cerca de 90 crianças e adolescentes.

Oficinas de culinária, de música, de artesanato e de capoeira são realizadas como uma forma de ocupar o tempo livre dos meninos e meninas. Além disso, eles são incentivados a cuidarem da natureza, fazendo comidas saudáveis, plantadas pelos próprios, nas hortas verticais do espaço, para se alimentarem e a fim de expandirem os hábitos às suas famílias que, frequentemente, também comparecem ao espaço da ONG para aprenderem por meio das oficinas oferecidas.

Horta orgânica fica localizada no telhado do espaço - Foto: Divulgação/CPP

Buscando sempre atuar com uma visão ecológica, a CPP possui uma horta orgânica no telhado do espaço. O ambiente foi criado com um objetivo duplo: evitar as frequentes invasões no local, que quase sempre eram feitas através do telhado, e incentivar as crianças e adolescentes acolhidos a valorizarem os recursos naturais e um estilo de vida saudável, afinal, os meninos se alimentam das hortaliças. 

A missão da CPP é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes desfavorecidos no meio urbano através da sua (Re) inserção na sociedade civil e no mercado de trabalho. Para isso, oferecem atendimento básico, educação, profissionalização e socialização, integrando-os no contexto de participação social ao exercício pleno da cidadania. A Comunidade dos Pequenos Profetas foi a vencedora do Prêmio Objetivos do Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM- Brasil) e eleita pelas Nações Unidas, como uma das 50 melhores práticas sociais de desenvolvimento do Brasil.

O projeto, cujo coordenador é o gastrônomo Demétrius Demetrio, é conhecido internacionalmente e tem o apoio de instituições espalhadas por vários países, sendo no aspecto financeiro ou até no aspecto humano, quando recebem voluntários, por exemplo. Atualmente, nove profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, motoristas e gestores ajudam com o trabalho.

O maior desafio da Comunidade dos Pequenos Profetas é conseguir visibilidade local para que os cidadãos recifenses possam investir das mais diversas maneiras na ONG, que já mudou a realidade de centenas de jovens. “A CPP é um patrimônio social da cidade, pois foi a primeira ONG a atender o público infantojuvenil em situação de vulnerabilidade social. A pessoa que se compromete com a causa contribui para minimizar a exclusão social”, pontua Demétrius.

ONG precisa da ajuda de voluntários - Foto: Reprodução/Instagram

No momento, a maior necessidade da ONG é no aspecto financeiro. Eles precisam de apoio para alimentação, atividades, reformas de espaços e projetos sustentáveis. Faltam gêneros alimentícios, material para oficinas, sementes, substrato, medicamentos e itens básicos da cozinha (panelões, frigideira, liquidificador industrial, batedeira industrial e microprocessador de alimentos).

Além de doações, a instituição também necessita da ajuda de voluntários comprometidos e que desenvolvam atividades educativas e empreendedoras. É preciso também de pessoas que possam escrever projetos. Os interessados podem entrar em contato com a ONG pelas redes sociais. A instituição possui página no Facebook e no Instagram.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL