Habitação

Novas moradias são entregues em Campo Grande e no Porto da Madeira

Com as chaves entregues nesta segunda-feira (2), a Prefeitura do Recife atingiu o número de 1632 novas unidades habitacionais, desde 2013, beneficiando mais de 7 mil pessoas

Publicado em: 02/04/2018 08:58 | Atualizado em: 02/04/2018 14:04

Os apartamentos, entregues nesta segunda-feira pela prefeitura, também têm área de lazer para as crianças. Foto: Andréa Rego Barros/PCR/Divulgação

Nesta segunda-feira, foram entregues 52 novas unidades habitacionais para moradores de duas comunidades da Zona Norte do Recife. São 20 casas na primeira etapa do Conjunto Habitacional Vereador Liberato Costa Júnior, localizado no bairro de Campo Grande, e 32 imóveis, também da primeira etapa do Conjunto Residencial Engenheiro Henoch Coutinho, no Porto da Madeira. A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe I. A entrega será feita pelo prefeito Geraldo Julio.

A iniciativa, que mudou a qualidade de vida de centenas de pessoas que viviam em habitações precárias na Campina do Barreto, Porto da Madeira, Beberibe e Dois Unidos, faz parte do PAC Beberibe I, executado pela Secretaria de Saneamento do Recife. "Estamos fazendo a organização do entorno do Rio Beberibe, tirando pessoas que moravam em condições de muita vulnerabilidade. As casas têm acabamento, portas pintadas, cerâmica no piso, banheiro impermeabilizado, ou seja, imóveis que trazem total dignidade a essas pessoas que esperaram tantos anos", adiantou o prefeito Geraldo Julio, dizendo ainda que a prefeitura fará outras entregas até o fim dessa semana.
 
O Habitacional Vereador Liberato Costa Júnior, no bairro de Campo Grande, foi entregue a antigos moradores do bairro de Campina do Barreto, que haviam sido removidos para a execução da obra da Via Marginal, que ligará o bairro até Peixinhos pelas margens do Rio Beberibe. Nesta primeira etapa, estão prontas 20 casas estilo duplex. As moradias têm 47m²,  com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. Depois de toda finalização, o habitacional abrigará 65 famílias da Zona Norte do Recife.
 
Uma das beneficiadas, Sandra Ferreira falou emocionada ao receber as chaves da casa nova. "Passei oito anos esperando isso acontecer. Nem consigo acreditar que agora eu e minha família teremos um lugar decente pra morar, longe da lama, dos bichos, das doenças. Estamos muito felizes",  comemorou a faxineira de 52 anos, que residia antes em Chão de Estrelas. 
 
O secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, afirmou que todas as unidades habitacionais foram construídas um novo padrão de qualidade. "Temos o cuidado de entregar uma casa de verdade, com piso, reboco, cerâmicas, tudo pintado, com forro de gesso,pronto para as famílias morarem e terem de fato uma vida nova", declarou.
 
Ainda na manhã desta segunda (2), o prefeito Geraldo Julio esteve no Porto da Madeira onde foi realizada a entrega da primeira etapa do Conjunto Residencial Engenheiro Henoch Coutinho. Lá, são 32 apartamentos do Bloco A e outras 64 moradias, que correspondem aos blocos B e C, cada um com 32 moradias, estão em fase de finalização, totalizando 96 unidades habitacionais.  Os apartamentos contam com área de 47m², com sala, cozinha dois quartos, banheiro e área de serviço e atendem antigos moradores do Porto da Madeira, Beberibe e Dois Unidos.
 
"É a realização de um sonho. Não sei nem como descrever a alegria que estamos sentindo hoje. Demorou muito para uma prefeitura nos ouvir, mas isso aconteceu. Já estou pensando em como vou arrumar cada cantinho dessa casa que pra nós é um palacete", comentou animada Rafaela de Amorim, que vai morar no Residencial Engenheiro Henoch Coutinho com seu marido e dois filhos.

Com as inaugurações desta segunda-feira a Prefeitura do Recife atingiu a marca de 1.632 unidades habitacionais entregues desde 2013. Cada residência é dotada com um novo padrão construtivo, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Todas as unidades contam com cerâmica nas áreas molhadas (banheiro e cozinha), além de equipamentos de acessibilidade que melhoram as condições de moradia das famílias. As obras desses conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura do Recife foram executados pelas Secretaria de Saneamento e Secretaria de Infraestrutura e Habitação e URB Recife. Outros 11 conjuntos estão em fase de execução e somam 1.561 novas unidades habitacionais.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL