Diario de Pernambuco
Busca

Patrimônio

Museu de Arte Sacra lança catálogo para comemorar 40 anos

Renda obtida com a venda do catálogo será utilizada no restauro do acervo

Publicado em: 03/04/2018 07:46 | Atualizado em: 03/04/2018 09:06

Museu reúne mais de 200 peças de inspiração religiosa, situadas entre os séculos XVII a XX. Foto: divulgação
Nesta terça, às 19h30, os admiradores da arte sacra terão uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ver de perto parte das preciosidades artísticas criadas para aproximar o homem do Divino. Trata-se do lançamento do catálogo comemorativo aos 40 anos de fundação do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), entidade ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife. O arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido, um dos entusiastas da iniciativa, comparecerá ao lançamento que acontece no Maspe, Alto da Sé, em Olinda.

Conforme relata o diretor do espaço, padre Rinaldo Pereira, um museu eclesiástico tem função pastoral e de evangelização. É um local para se experimentar o transcendende e comungar com a experiência de fé inscrita e expressa em cada obra ou em cada objeto de culto. Tem por missão comunicar o sagrado, o belo, o antigo e o novo das expressões de fé de um povo, de forma acessível e palpável.

Com o lançamento do catálogo, o gestor do Maspe renova a sua convicção de que os museus são organismos vivos e lugares de fruição de vida: “Esperamos que o Maspe continue sendo um monumento à fé, à cultura e à história do povo pernambucano, povo devoto e lutador e que ostenta corajosamente em sua bandeira a cruz de Cristo”. Na apresentação do catálogo, Renata Borba, superintendente regional do Iphan/PE, destaca que vale a pena ter contato com o Maspe e seu acervo: “O Patrimônio Cultural se revela em cada ambiente e nos objetos ora evidenciados, talhados por mãos hábeis, em atitude de submissão e adoração”.

O catálogo, que é também o primeiro do museu, reúne mais de 200 peças de inspiração religiosa, situadas entre os séculos XVII a XX, que compõem o acervo da instituição. Resultado de intensa pesquisa, a publicação tem como organizadores o padre Rinado Pereira e os membros da equipe técnica do museu, Anazuleide Ferreira e Iron Mendes, sendo editada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O catálogo Maspe 40 anos estará à venda ao valor de R$ 80,00, em três locais: na igreja de São Pedro dos Clérigos, na igreja Madre de Deus e no próprio Maspe. A renda obtida com a venda do catálogo será utilizada no restauro do acervo. A publicação interessa a estudantes de museologia, museólogos, arquitetos, restauradores, antiquários, historiadores e amantes das artes sacras e religiosas em geral.

O conteúdo do catálogo encontra-se divido em 12 categorias, confome os tipos de objetos de arte sacra e de arte religiosa católica do acervo: Santos Homens, Santos Negros, Santas Mulheres, Mater Dei, Kyrios, Objetos Litúrgicos, Vestes Litúrgicas, Relicários e relíquias, Santos de roca, Imagens e oratórios domésticos, Pinacoteca e Amostras e fragmentos da memória. Conforme detalha o diretor do museu, padre Rinaldo Pereira, no dia do lançamento do catálogo, estarão expostos em destaque no museu as peças que compõem as chamadas das seções do catálogo, como o oratório que retrata a crucificação de Jesus, em madeira, do século XVIII, da igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. O padre Rinaldo adianta, inclusive, que o museu foi convidado a lançar o catálogo Maspe 40 anos no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS -SP), em data a ser definida, e que estabeleceu uma parceria e cooperação técnica com o MAS -SP, buscando propiciar o intercâmbio de saberes em prol da Arte Sacra brasileira.

Inaugurado em 1977 - cinco anos antes de Olinda ser declarada Patrimônio da Humanidade -nas instalações do antigo Palácio Episcopal da Diocese de Olinda e Recife, o museu conta com o apoio e parceria da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Arquidiocese de Olinda e Recife. O Maspe está aberto à visitação de terça a domingo, das 10 às 16h. Ingressos: R,00 e R,50 (meia).    

Serviço: Lançamento do catálogo Maspe 40 anos – Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Endereço: Rua Bispo Coutinho, s/n, Alto da Sé, Olinda -PE
Valor do catálogo: R$ 80,00.
TAGS: igreja | sacra | arte | museu | anos | 40 | catalogo |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL