Diario de Pernambuco
Busca

ATIVIDADES

Projeto gratuito promove dia de brincadeiras para crianças na Boa Vista

Evento permite a vivência livre das crianças no espaço público; Atividades lúdicas serão guiadas por capacitadores do brincar

Publicado em: 22/03/2018 15:32 | Atualizado em: 08/07/2019 17:40

O Dia do Brincar volta ao bairro da Boa Vista após 1 ano - Foto: Divulgação

Mesa das artes, brinquedos populares e contação de história. Essas atividades fazem parte do Dia do Brincar Livre, que será realizado neste sábado (24), no bairro da Boa Vista. O evento promove a vivência livre das crianças no espaço público. A partir das 14h, a rua Rosário da Boa Vista, centro do Recife, será interditada para o trânsito livre de pessoas.

Além de atividades lúdicas, o Dia do Brincar vai contar com algumas novidades. A idealizadora do projeto e arteterapeuta Gabriela Vasconcellos conta que nesta edição teve uma preocupação maior com os bebês e crianças menores. "Ocas de pano e bacias sensoriais vão ser colocadas na rua, possibilitando que os bebês fiquem mais à vontade. Cada bacia, por exemplo, vai ter um estímulo sensorial diferente (algodão, areia, etc). A ideia é que a rua seja um lugar aconchegante". 

Projeto Ocas de Pano será parceiro do Dia do Brincar Livre neste sábado (24) - Foto: Divulgação


Para sombra e água fresca, o Edf. Texas, localizado na mesma rua, servirá de apoio às crianças e à família. A chef Natasha Neves vai ocupar a cozinha durante o dia, garantindo comidinhas para toda criançada. 

Atividades

A mesa das artes vai dispor de lápis, hidrocor, tintas, giz de cera e massa de modelar. O espaço, direcionado à contação de histórias, terá livros selecionados, esteiras e almofadas para o conforto na hora da leitura.

Dando continuidade à programação, brinquedos populares, como corda, peão, peteca, bambolê e elástico e objetos não estruturados também estarão disponíveis. Todas as atividades vão ser guiadas por cuidadores do brincar. 

Projeto

Foto: Divulgação


O Dia do Brincar Livre começou em 2016 através do projeto social Lindeza, desenvolvido por Gabriela Vasconcellos. Desde então, mais de dez ações foram realizadas em diferentes espaços na cidade do Recife, como o Pátio de Santa Cruz, o Parque Baobá, o Poço da Panela e a Praia dos Milagres.

Importância social

Com o boom da tecnologia e a consolidação acelerada do capitalismo, várias questões sócio-políticas entraram em pauta e o mundo infantil não ficou de fora. 

A pesquisa “Valor do Livre Brincar”, encomendada pela marca Omo, aponta que 85% dos pais brasileiros concordam que as crianças, frequentemente, não querem brincar sem tecnologia, ao mesmo tempo que 84% deles acreditam que seus filhos são mais criativos quando brincam sem eletrônicos. 

"O brincar permite à criança inventar brinquedos e mundos. Desenvolve questões emocionais, afetivas, físicas, motoras, sociais. Além de estimular a criatividade e imaginação", ressalta Gabriela.  

Outro ponto do projeto é a experiência no espaço urbano. "Ocupar as ruas, o espaço público é, para as crianças, sair da caixinha, conhecer texturas, saber a diferença dos cheiros, cores e sabores", explica Gabriela.   

Serviço

24/03, sábado
Rua Rosário da Boa Vista; Ponto de Referência: Edf. Texas
14h às 18h
Gratuito


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL