Intervenções

Primeiras ações do Plano de Mobilidade do Recife serão divulgadas ainda neste semestre

Publicado em: 29/03/2018 08:59 | Atualizado em: 28/03/2018 21:05

Após a discussão e consolidação das Políticas Setoriais do Plano de Mobilidade, a próxima etapa será a apresentação de 30 programas de ações possíveis de serem realizadas de forma imediata. O conjunto de intervenções físicas e operacionais serão publicizadas em duas audiências públicas. A primeira deve acontecer ainda neste semestre e o segundo encontro no início do segundo semestre deste ano. A implantação de Faixa Azul, de áreas de Zonas 30 e a definição das regiões onde há necessidade de políticas de redução de velocidade estão entre as ações previstas.

Um dos exemplos citados por Sideney Schreiner, secretário executivo do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), é o Programa de Redução de Mortes no Trânsito. “Esse programa é composto por diversas frentes. Uma delas é a utilização dos dados e informações sobre acidentes de trânsito para balizar quais intervenções físicas serão necessárias. Para cada ponto da cidade onde acontecem muitos acidentes, vamos dar as diretrizes do que deve ser feito, seja uma ação mais operacional como as reduções de velocidade, implantação de fiscalização eletrônica, sinalização e iluminação, sejam intervenções físicas, como a implantação de uma Zona 30, com travessias elevadas e outras estruturas redutoras de velocidade”, explica Sideney.

O secretário executivo do ICPS lembra que o Programa de Redução de Mortes no Trânsito inclui também as medidas educativas junto a escolas e empresas. O objetivo final é oferecer segurança viária, que é um dos eixos das Políticas Setoriais. O ICPS é o órgão técnico municipal que está responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do Recife junto a Secretaria municipal de Planejamento Urbano.

Com a divulgação dos 30 programas de ações, alguns projetos da Prefeitura do Recife, que haviam sido suspensos quando do início dos primeiros trabalhos do Plano de Mobilidade, serão retomados. É o caso da continuidade da implantação das Faixas Azuis, exclusivas para a circulação do transporte público de passageiros. Elas começaram a ser implementadas em 2013.

“Na apresentação e discussão das Políticas Setoriais, mostramos que os estudos técnicos indicaram a necessidade desse tipo de intervenção para priorizar o transporte público. Nessa próxima etapa, diremos onde, como e quando devem ser implantadas, num desenho da solução como um todo. Porque o Plano de Mobilidade nos ajuda a pensar esse instrumento de forma integrada para promover um impacto positivo para toda a cidade. Então, o que seria prioridade antes, pode não ser agora”, detalhou Sideney Schreiner.
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