Diario de Pernambuco
Busca

Zona da Mata

Praia Sem Barreira chegará ao interior

Projeto que oferece banho de mar a deficientes faz 5 anos e poderá se estender a lagoas e cachoeiras

Publicado em: 17/03/2018 12:39 | Atualizado em: 17/03/2018 13:29

O projeto será levado para acudes e cachoeiras no interior do estado. Foto: Andrea Rego Barros/PCR/Divulgação
O projeto Praia Sem Barreiras, que garante acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao banho de mar, comemora cinco anos e tem planos de expansão para o interior do estado. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco estuda a viabilidade de, até julho, colocar a iniciativa em operação na Zona da Mata Norte. Será o primeiro local de realização fora de uma praia. A ideia é levar as cadeiras anfíbias para lagoas e cachoeiras. Além da Mata Norte, o projeto deve ganhar outro local de atendimento, no Litoral Sul.

O aniversário será comemorado neste sábado, com mais uma edição semanal do projeto, das 8h às 12h, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.  O espaço também terá quadra para vôlei sentado, piscina para crianças com deficiência e ginástica com apoio da Academia Recife. 

Nos cinco anos de funcionamento, o programa atendeu 10,3 mil pessoas, sendo quatro mil somente em Boa Viagem, a praia com o maior número de atendimentos. Do total, 57% eram adultos, 29% idosos e 14% crianças. “Este ano vai marcar a interiorização do projeto. Temos a perspectiva de, com isso, fomentar o turismo rural”, afirmou o vice-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, Ciro Couceiro.

Após o estudo de viabilidade dos dois novos pontos do programa, ainda não definidos, o governo do estado vai fechar o convênio com os municípios escolhidos para receberem a ação. “No Litoral Sul, vamos escolher uma praia entre o Recife e Porto de Galinhas (Ipojuca). Já na Mata Norte sabemos que não será a praia, mas estamos estudando a viabilidade dos possíveis locais”, disse Couceiro. Segundo ele, para fazer a escolha, a equipe da Empetur observa se o lugar tem acessibilidade e condições de receber cadeirantes desde a saída deles do veículo que chegam até a entrada na água. 

O Praia Sem Barreiras foi lançado no Sueste, em Fernando de Noronha, em 2013. Em março do mesmo ano, a ação chegou ao Recife, na Praia de Boa Viagem. A terceira praia a receber o projeto foi Porto de Galinhas, em maio de 2013. No ano seguinte, o projeto chegou a Candeias, em Jaboatão dos Guararapes e na praia de Tamandaré. A Empetur capacita os atendentes que atuam no projeto e disponibiliza cadeiras de rodas anfíbias e as esteiras removíveis de acesso à faixa de areia. É de responsabilidade dos municípios a contratação de profissionais para o atendimento. Algumas praias contam com apoio da Uninassau e de ONGs, como é o caso de Porto de Galinhas, que tem o atendimento realizado pela ONG Rodas da Liberdade. 

Em Fernando de Noronha, o projeto acontece por agendamento, feito no guichê onde são pagas as taxas do arquipélago. Lá, o Praia Sem Barreiras conta também com mergulho de cilindro e trilhas adaptadas. Em Boa Viagem e Candeias, a ação acontece de sexta a domingo, das 8h às 12h. Em Porto de Galinhas o projeto funciona diariamente, mas apenas na maré baixa. Já em Tamandaré o funcionamento é aos sábados, domingos e feriados, de acordo com a tábua de marés.

Desde 2014, a paratleta Vivian da Rocha, 42, e seu marido, Wellington Alves, 46, frequentam Candeias e entram no mar com os atendentes. “Eu já ia à praia, mas dava um trabalho que desestimulava. Agora entro no mar com tranquilidade”, contou Vivian. “Não tenho os membros superiores e não uso a cadeira anfíbia, mas conto com apoio dos atendentes. Minha esposa usa, pois é cadeirante. Ficou mais fácil e prazeroso entrar no mar”, disse Wellington.
TAGS: zona | da | mata | praia | sem | barreira | lagoa | cachoeira |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL